(((o))) ALDEIA MUNDUS-(Rivaldo R. Ribeiro:José Bonifácio-SP)-Nature and Environment



Agua.


 
 

Aqüífero Guarani e a monocultura da cana de açúcar.

Aqüífero Guarani e a monocultura da cana de açúcar.

"Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, 
que é tão útil, e humilde, e preciosa e casta.”  UOL Busca São Francisco de Assis.

 

O  UOL Busca aqüífero guarani é de vital importância, porque é uma das principais fontes de agua doce para uma extensa área que se estende aos paises como: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.  Sua área é de 1,15 milhões de quilômetros quadrados, ficando assim dividido: 71% sob território brasileiro (a maior parte). Argentina com 19%, Paraguai 6% e Uruguai 4%. Sendo uma das maiores UOL Busca reservas subterrâneas de agua doce do mundoNo Brasil o aqüífero está sob os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás.  De acordo com a  UOL Busca Embrapa-Empresa Brasileira de Pesquisa Ambiental e Agropecuária, temos ali agua de excelente qualidade o suficiente para abastecer a atual população brasileira por 2.500 anos.

 

Mesmo com toda essa quantidade de agua o aqüífero  ainda corre riscos, uma delas é a poluição que é gravíssima e irreversível, pois ao contrário dos rios, se poluírem uma vez ficará poluído para sempre.   

A principal preocupação dos ambientalistas é nas áreas de recarga (onde se infiltra a agua das chuvas para o subterrâneo) do aqüífero, entre essas áreas estão os lixões, o uso excessivo dos agrotóxicos na agricultura e extração de minérios.

O homem vem agredindo a natureza sistemicamente sem se prevenir com as conseqüências. As vantagens econômicas das atividades nocivas à preservação ambiental, fazem que alienação tome conta das suas mentes, tendo apenas a visão única das benesses econômicas do presente.

 

No Estado de São Paulo exatamente pelas grandes áreas de concentrações demográfica o consumo de agua é maior, e na época das queimadas nos canaviais o problema se acentua por causa da poluição das fuligens.   Alem disso ainda temos os poços artesianos perfurado para irrigação e consumo por causa da seca, que se acentua a cada ano.  Diante de um possível e grave problema os governos devem ficar atentos com as perfurações de poços artesianos, pois será uma porta aberta para a poluição irreversível do aqüífero, um tesouro que não se iguala ao ouro e nem as maiores das fortunas, pois a agua é vital para a vida em todos os sentidos.  

 

Nessa área de São Paulo precisam-se fazer com urgência uma reorganização nas atividades agrícolas, afastando das áreas de recargas do aqüífero as atividades agrícolas poluidoras, sendo a  UOL Busca monocultura da cana de açúcar umas das principais, pela sua grande extensão de terras e o grande uso de agrotóxicos que podem infiltrar pelo solo e atingir o aqüífero.  

Em outras palavras impedir a construção de novas usinas de cana de açúcar, afastando assim um dos principais ameaças ao aqüífero, Vide no mapa: a localização do aqüífero no Estado de São Paulo coincide com as plantações das grandes fazendas de cana, desde o município de Ribeirão Preto a região de São Jose do Rio Preto.

                       

A agua é um bem inegociável para a saúde e o bem estar de milhões de pessoas, a sua escassez vai afetar a produção de alimentos, constitui uma ameaça ao desenvolvimento e a proteção do meio ambiente.

 

Assim o etanol é mais vilão do que herói: Prejudica o meio ambiente poluindo a agua, o desmatamento. Manda para atmosfera toneladas de gases, suja as cidades com suas queimadas, desequilibram a biodiversidade, o ecossistema, altera os  UOL Busca biomas mais sensíveis, a ponto de já haver a migração de muitas aves a animais para outras regiões ou invadindo as cidades próximas, uma violação ao habitat natural desses animais. 

 

Lembrando que não estamos sozinhos com a preocupação com o aqüífero, pois outro problema pode ser levantado como preocupante: Na  UOL Busca tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) os EUA matem um batalhão do exercito monitorando o aqüífero com fotos de satélite atualizadas minuto a minuto. Eles sabem mais do Aqüífero do que a gente, alerta João Manoel Bicca, coordenador do movimento Pró-Rio Uruguai -

  UOL Busca Aqüífero Guarani.  

 

Exceto alguns comentários do texto os dados  foram coletados no site:

AQUIFERO GUARANI- UNIAGUA

 

 

 LEIA MAIS:

Indústria do etanol explora águas nacionais e ignora segurança hídrica do país

 



Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 01h25
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 DIA DO COMBATE À POLUIÇÃO:14/08/2011
O que você está Fazendo para diminuir a poluição?
"Parem de poluir nossos rios"
Campanha blog  S.O.S  RIOS DO BRASIL: http://sosriosdobrasil.blogspot.com/

Meus blogs,tambem entram nessa luta:

http://aldeia-mundus777.blogspot.com/

http://painel-mundus777.blogspot.com/

 



Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 00h39
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 

SP: Ambientalistas querem impedir canaviais na região de aquíferos da estância hidromineral de Águas da Prata.

 

UOL Busca Águas da Prata, estância hidromineral no interior de São Paulo, teme que o plantio contamine suas fontes de alta qualidade

 

Ambientalistas tentam barrar um projeto de um grupo sucroalcooleiro que prevê a plantação de canaviais numa região de aquíferos da estância hidromineral de Águas da Prata, no interior de São Paulo, a 238 quilômetros da capital.

 

Eles alegam que o uso de defensivos agrícolas na cultura de cana pode causar a contaminação das fontes que produzem uma das águas de melhor qualidade em todo o mundo, comparadas às da estância de Vichi, na região central da França. Reportagem de José Maria Tomazela, em O Estado de S.Paulo.

 

De acordo com a Associação dos Guardiões da Rainha das Águas (ONG Guará), a cidade de 7,2 mil habitantes tem um dos maiores índices de preservação de mata nativa do Brasil e nascentes espalhadas por todo o seu território, sendo 11 de água mineral medicinal, consumidas pela população e usadas por turistas.

 

“Essas nascentes dão a dimensão da importância dos nossos aquíferos, tanto que a cidade tem lei que proíbe abrigar até mesmo cemitério e criação de gado em larga escala, para não contaminar os lençóis subterrâneos”, disse Yara Cavini, ambientalista da ONG.

 

Segundo ela, estudos de lençóis freáticos em áreas de canaviais do Estado já demonstraram a contaminação por agroquímicos aplicados na cultura.

 

A multinacional espanhola Abengoa Bioenergia, que tem usina de açúcar e álcool na vizinha São João da Boa Vista, arrendou parte da fazenda Retiro, em Águas da Prata, para plantar cana. As terras, que estão sendo preparadas para o plantio da cana, ficam em uma área da bacia do Rio da Prata, que abastece a cidade.

 

Unanimidade. Em primeira discussão, a Câmara Municipal de Águas da Prata aprovou por unanimidade um projeto do prefeito Samuel da Silva Binati (PSC) que restringe a lavoura da cana no município. Se aprovada na segunda votação, que ocorrerá no próximo dia 10, a lei vai exigir que as plantações comerciais sejam submetidas a estudo de impacto ambiental.

 

A norma proíbe o uso de fogo na colheita ou preparo do solo e também o cultivo num raio de 3 quilômetros da captação de água usada para abastecimento público ou para exploração de águas minerais. O infrator, pessoa física ou jurídica, fica sujeito ao pagamento de multa de R$ 3,5 mil por hectare. A Abengoa Bioenergia informou, por meio de assessoria de imprensa, que somente se manifestará após a votação final pela Câmara.

 

EcoDebate, 05/08/2011

 

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

 

Veja no Link:

 SOS ÁGUAS MINERAIS MEDICINAIS DE ÁGUAS DA PRATA (SP) -

 

Parabens ao Prefeito da da Estância Hidromineral de
 Águas da Prata: UOL Busca Samuel da Silva Binati  pela iniciativa.
O sr. agiu como um verdadeiro defensor do seu povo e da sua terra

 Que Deus o ajude,pois é um exemplo a seguir.

 



Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 23h25
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





  

RIACHO CERRADÃO AINDA TEM ÁGUA...

"E a gente ainda não se deu conta de que a nossa abundância (no bom sentido...)
pode virar motivo de guerra planetária. Ou pode acabar antes." (Ricardo Gontijo)

 Dois sudaneses a procura de Água

Dois Sudaneses bebem água dos pântanos, com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim,com filtro para filtrar as larvas flutuantes, responsáveis pela enfermidade da UOL Busca lombriga da Guiné. (Clique e pesquise, é horrivel)
O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.

Mar Aral

Clique e pesquise: UOL Busca MAR DE ARAL: Aquele que foi o quarto maior lago do mundo, agora é um cemitério poeirento de embarcações que nunca mais zarparão...

RIACHO CERRADÃO-JOSE BONIFÁCIO-SP, ainda corre teimoso brigando contra ganância burra do homem... Contra o seu instinto de produtor de LIXO contra si mesmo. 

A água é vital para a nossa sobrevivência, existem lugares pelo mundo afora que está se tornando cada vez mais escassa, mas em nome de um desenvolvimento equivocado, pois está nos matando, quando por venenos agrícolas que ninguém consegue evitar, tanto pela poluição dos mananciais.

E é bom lembrar o que corre nas nossas veias em maior parte é água, sendo o corpo humano constituido de cerca 70% do precioso liquido, portanto a água é fundamental na composição do sangue.

Chegamos no ponto final? ...



Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 00h02
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 DIREITOS DA ÁGUA...

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA

 

 

 

 

1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

 

2. A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida e de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceder como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no UOL Busca Art. 3º de Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo a água deve ser manipulada com racionalidade, preocupação e parcimônia.

 

4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos por onde os ciclos começam.

 

5. A água não é somente uma herança dos nossos predecessores, ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do Homem para as gerações presentes e futuras.

 

6. A água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico: é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

 

7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração de qualidade das reservas atualmente disponíveis.

 

8. A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo Homem nem pelo Estado.

 

9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

 

10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

http://www.uniagua.org.br/

 



Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 23h49
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 Águas subterrâneas

Unesco realizará reunião internacional sobre águas subterrâneas

 

 

 Fonte Ambiente Brasil - 2/12/2010 - http://www.ambientebrasil.org.br/   

 

 

 

AUOL Busca Unesco realizará uma conferência internacional na qual cerca de 400 pessoas analisarão a situação dos recursos aquíferos além das fronteiras, um novo campo de legislação que desenvolve as Nações Unidas, informou nesta quinta-feira a organização.

 

Prevista para ser realizada em Paris entre 6 e 8 de dezembro, a reunião vai explorar os desafios surgidos desde que a ONU aprovou em 2008 uma resolução sobre o "direito dos aquíferos além das fronteiras", entre os quais estão contabilizados os recursos subterrâneos, que representam 96% das reservas de água doce do planeta.

 

Cientistas, juristas, pesquisadores e diplomatas, entre outros, vão explorar os diferentes mecanismos para tramitar a água doce subterrânea e transnacional, acrescentou em comunicado a Unesco.

 

Trata-se de um encontro com o objetivo de preparar a próxima sessão da Assembleia Geral da ONU em 2011, sobre a possível adoção de uma convenção sobre a água transnacional, acrescentou a organização com sede em Paris.

 

Além disso, a reunião Aquíferos além das fronteiras: desafios e perspectivas revisará o estoque do primeiro mapa desse tipo de recursos, publicado há dois anos pela Unesco.

 

A reunião da próxima semana conta com o apoio da IAH (Associação Internacional de Hidrogeologistas) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

 

 *************************************************************************************************

Comentário do blog:

A nossa preocupação é com as grandes fazendas da monocultura da cana de açúcar no Estado de São Paulo, que despejam toneladas de resíduos de agrotóxicos e outros poluentes sobre o solo onde se encontra o UOL Busca aquifero Guarani conforme demonstra as gravuras abaixo.

 

Aquifero que serve agua potável a milhões de pessoas, nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás. E nos paises Paraguai, Uruguai e Argentina.

 

Se houver a contaminação do Aquifero Guarani milhões de pessoas serão prejudicadas, uma tragédia humanitária, pois populações inteiras do Brasil e até de paises vizinhos dependem dessa água para sua sobrevivência.

Mapa onde se localiza o Aquifero Guarani



Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 00h34
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 
 

22 DE MARÇO DIA DA ÁGUA

 

 

Água é a primeira coisa que alguém pede quando está moribundo num deserto!

 

Água não basta evitar o desperdício, antes de tudo temos que não poluí-la.

 

É só olhar para os rios poluídos por esgotos,  residuos  químicos das industrias e agricultura, são milhões de litros que poderia ser potável, contudo é desperdiçada por causa da poluição, não por causa de uma torneira aberta.

 

Devemos evitar a todo custo à poluição dos lençóis freáticos e aqüíferos pelos pesticidas e agrotóxicos usados em demasia pela agricultura, um risco que estamos correndo com as  monoculturas cultivada sobre áreas que  existem  aquiferos, pois se poluidos ao contrário dos rios é impossível de ser limpo, serão milhões de litros água perdidos.

 

Proteger todo o ecossistema banindo de vez  o desmatamento  criminoso, pois é ai que brota as nascentes dos rios e ajuda na formação das chuvas.

 

Dessa forma a campanha para economizar água através duma simples torneira até cento ponto não faz sentido, pois antes precisamos não poluí-la, pois existem milhões de litros de agua potável disponível nos  aquiferos,  rios e das chuvas.

 

O desperdício de uma torneira aberta afeta apenas os custos de manutenção do sistema de distribuição do precioso liquido, que é  algo que tambem não devemos desprezar de maneira alguma. 

 

Obs.Excluindo desse raciocínio os paises que naturalmente não existe água, como alguns paises onde predomina o clima desértico...

 

 

 

 Water is the first thing someone asks when you are dying in a desert!

 

 

Water is not enough to avoid waste, first of all we must not pollute it.

 

 

Just look at the rivers polluted by sewage, chemical waste from industries and agriculture, millions of gallons that could be water, yet it is wasted because of pollution, not because of a faucet.

 

We must avoid at all costs to the pollution of groundwater and aquifers by pesticides and agricultural chemicals used in agriculture too, a risk we are running from monocultures grown on areas that are aquifers, because unlike the polluted rivers is impossible to clean, million liters will be water lost.

 

Protect the entire ecosystem instead of banning deforestation criminal, because that is where the flows of rivers and springs helps in the formation of rain.

 

Thus the campaign to save water through a simple tap up to one point does not make sense, because before we did not pollute it, because there are millions of liters of clean water available in aquifers, rivers and rain.

 

The waste of one faucet only affects the cost of maintaining the distribution of the precious liquid, which is also something that we must not overlook in any way.

 

 

 

 

Obs.Excluindo reasoning that the countries that of course there is water, as some countries with predominantly desert climate ...

 



Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 00h14
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 

Municípios paulistas aderem ao Pacto das Águas, proposto pela ONU.

 

Número de adesões superou o que a ONU obteve durante o Fórum Mundial da Água, na Turquia, que foram 250.

 

Com a presença do governador do Estado, José Serra, e dos secretários do Meio Ambiente, Xico Graziano, e de Saneamento e Energia, Dilma Pena, 195 prefeitos municipais e 70 representantes de prefeituras compareceram na Fazenda Barraca para assinar o Pacto. Agora, esses municípios se comprometem a levantar um diagnóstico das condições ambientais e sanitárias de suas águas e traçar um plano de metas até o final de 2009.  LEIAM MAIS...

 

Você prefeito esteve lá? 

 Se Não, você está indo na contra mão na preservação ambiental do seu município...

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 23h52
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 

São Paulo será o primeiro Estado brasileiro a assinar pacto internacional em defesa das águas.

 

Criado em Istambul, durante Fórum Mundial da Água, documento não possui nenhuma adesão brasileira.

 

 

Na próxima terça-feira, 02.06, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Estado de São Paulo assumirá um papel pioneiro na defesa das águas do país, quando adere ao documento Consenso da Água. Trata-se de um pacto criado em março de 2009, na cidade de UOL Busca Istambul, na Turquia, durante o UOL Busca 5º Fórum Mundial da Água, onde 250 representantes de governos locais e regionais se comprometeram a cumprir metas e elaborar um plano de ação para alcançar uma gestão sustentável dos recursos hídricos, garantindo soluções para as atuais crises globais de escassez de água e falta de saneamento.

 

Até o momento, nenhum governo, local ou regional, brasileiro assinou o documento. O Estado de São Paulo, que já é reconhecido por implantar ações inovadoras na gestão dos recursos hídricos, como a criação da Política Estadual de Recursos Hídricos, a implantação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, e o financiamento de 4.400 projetos para recuperação ou conservação das águas, investindo cerca de R$ 420 milhões através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO assumirá mais este desafio em um ato chamado de “Pacto das Águas São Paulo”.

 

Para efetivação e êxito desse documento será necessária a participação em massa dos municípios paulistas. Por isso, na terça-feira, 02.06, os secretários do Meio Ambiente, Xico Graziano, e de Saneamento e Energia, Dilma Pena, se reúnem, na cidade de Bocaina, às 09h30, na Praça da Matriz, com todos os prefeitos interessados em aderir ao pacto e assumir esse desafio pela defesa das águas paulistas. Espera-se, neste dia, conseguir um número de adesões maior do que o conquistado em todo o mundo durante o Fórum de Istambul, as adesões paulistas irão acontecer, às 10 horas, na Fazenda Barraca, às margens do rio Jacaré Pepira.

 

O representante municipal que assinar o Pacto das Águas terá como compromisso fazer um diagnóstico dos recursos hídricos do entorno da sua cidade e das condições de saneamento, traçar metas e colocar em prática um plano de ação. Todo o trabalho será orientado por especialistas das duas secretarias estaduais. Em 2012, na próxima edição do Fórum Mundial das Águas, que acontece a cada três anos, estes governos levarão ao evento os resultados obtidos desde a assinatura do pacto.

 

Evento: Pacto das Águas São Paulo

Data: 02.06.2009 – terça-feira

Concentração às 9h30, na Praça da Matriz do município de Bocaina.

Adesões às 10h00,  na Fazenda Barraca, às margens do rio Jacaré Pepira.

 

Texto: Evelyn Araripe   

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo 

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 00h49
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 
 

 

22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

A água sem dúvida alguma está dentro dos direitos humanos, além disso, ela é a seiva da VIDA, é a base para a evolução biológica, isso não há o que se discutir!

 

Entretanto no UOL Busca 5º Fórum Mundial da Água em UOL Busca Istambul-Turquia, o Brasil, Estados Unidos, Egito e Turquia declararam não reconhecer á água como um direito “humano fundamental” e sim como uma “necessidade humana básica”. Nós sobrevivemos 30 dias sem nos alimentar, mas se for  03 dias sem ingerir agua nos leva a morte. Isso não é um direito humano?

O planeta água por ironia só se aproveita 0,7% como agua potável, é uma quantidade ínfima para se arriscar.

 

A Bolívia através do seu Ministério das Relações Exteriores declara que é muito triste os governos se submeterem ao um conselho privado dominado por grandes empresas, pois o UOL Busca Fórum Mundial da Água foi organizado por uma instituição privada: UOL Busca Conselho Mundial da Água que tem como um dos principais agentes o Banco Mundial que tem uma ação insistente a favor do mercado.

 

A opinião brasileira foi de encontro com a maioria dos países latinos americanos, entre eles o Uruguai que acompanha outros países sul-americanos, que defendem que a água é um direito constitucional e sua gestão seja inteiramente estatal, que mesmo com todos seus problemas não tem o objetivo dos lucros. Lucros obtidos através das altas tarifas, que muitas vezes não é investido no setor.

 

O fato é que a agua é um bem tão importante quanto a VIDA, porque ela é a seiva da Vida, ela é o elo mais importante para sobrevivência da VIDA no planeta, iniciando-se nos vegetais que nos fornece o oxigênio, inicia-se na alimentação de alguns animais que produz carne, leite, ovos. E finalizando na produção de grãos, hortaliças e todos os tipos de frutas que são vitais para a sobrevivência humana e de outras espécies. 

 

O que me intriga são essas realizações de fóruns, encontros de governos para discutirem um problema real sobre o aquecimento global, já com algumas catástrofes localizadas acontecendo, sendo que o principal ponto em pauta que eles apresentam é a sobrevivência das grandes empresas, desenvolvimento sem limites e dos ricos.

 

Nunca chegam um consenso na solução de uma catástrofe que já é um fato real a nível global já prevista pela ciência: falta de alimentos, água, desequilíbrio climáticos com temperaturas acima do suportável, que alem do desconforto causa tempestades devastadoras.

Uma passagem na nossa literatura lembra bem o que o ser humano é capaz quando for colocado em situações extremas: “ UOL Busca No livro Vidas Secas de Graciliano Ramos as personagens chegam a comer o papagaio de estimação por causa da fome”... 

A água é a primeira vitima da degradação ambiental que se originam nos desmatamentos, nas queimadas, envenenamento dos rios e dos lençóis freáticos, abuso na agricultura com o mau uso do solo, a erosão levando toneladas de terras férteis para os rios provocando seu assoreamento, chuva ácida, industrialização sem regras.

 

Olhando para o futuro poderemos imaginar o homem a procura de uma nascente, um filete de água potável, uma cachoeira, aquele murmúrio gostoso de se ouvir, aquele cheiro de argila, do brejo cheio de plantas, a algazarra das aves em volta de um lago...

 

Em alguns lugares isso tudo já é realidade, são prazeres que ficaram na saudade!!

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 16h09
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]






Aquifero Guarani e a monocultura da cana de açúcar.

22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

"Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água,
que é tão útil, e humilde, e preciosa e casta.”
São Francisco de Assis.

 

O UOL Busca aqüífero guarani é de vital importância, porque é uma das principais fontes de agua doce para uma extensa área que se estende aos paises como: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.  Sua área é de 1,15 milhões de quilômetros quadrados, ficando assim dividido: 71% sob território brasileiro (a maior parte). Argentina com 19%, Paraguai 6% e Uruguai 4%.  Sendo uma das maiores reservas subterrâneas de agua doce do mundo.

No Brasil o aqüífero está sob os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás.  De acordo com a Embrapa-Empresa Brasileira de Pesquisa Ambiental e Agropecuária, temos ali agua de excelente qualidade o suficiente para abastecer a atual população brasileira por 2.500 anos.

 Mesmo com toda essa quantidade de agua o aqüífero  ainda corre riscos, uma delas é a poluição que é gravíssima e irreversível, pois ao contrário dos rios, se poluírem uma vez ficará poluído para sempre. A principal preocupação dos ambientalistas é nas áreas de recarga (onde se infiltra a agua das chuvas para o subterrâneo) do aqüífero, entre essas áreas estão os lixões, o uso excessivo dos agrotóxicos na agricultura e extração de minérios.

O homem vem agredindo a natureza sistemicamente sem se prevenir com as conseqüências. As vantagens econômicas das atividades nocivas à preservação ambiental, fazem que alienação tome conta das suas mentes, tendo apenas a visão única das benesses econômicas do presente.

 No Estado de São Paulo exatamente pelas grandes áreas de UOL Busca concentrações demográfica o consumo de agua é maior, e na época das UOL Busca queimadas nos canaviais o problema se acentua por causa da poluição das fuligens.   Alem disso temos os UOL Busca poços artesianos perfurado para irrigação e consumo por causa da seca, que se acentua a cada ano.  Diante de um possível e grave problema os governos devem ficar atentos com as perfurações de poços artesianos, pois será uma porta aberta para a poluição irreversível do aqüífero, um tesouro que não se iguala ao ouro e nem as maiores das fortunas, pois a agua é vital para a vida em todos os sentidos.  

Nessa área de São Paulo precisam-se fazer com urgência uma reorganização nas atividades agrícolas, afastando das áreas de recargas do aqüífero as atividades agrícolas poluidoras, sendo a UOL Busca monocultura da cana de açúcar umas das principais, pela sua grande extensão de terras e o grande uso de agrotóxicos que podem infiltrar pelo solo e atingir o aqüífero.  

Em outras palavras impedir a construção de novas usinas de cana de açúcar, afastando assim um dos principais ameaças ao aqüífero, UOL Busca Vide no mapa: a localização do aqüífero no Estado de São Paulo coincide com as plantações das grandes fazendas de cana, desde o município de UOL Busca Ribeirão Preto a UOL Busca região de São Jose do Rio Preto e no UOL Busca município de José Bonifácio-SP.

 

          

A agua é um bem inegociável para a saúde e o bem estar de milhões de pessoas, a sua escassez vai afetar a produção de alimentos, constitui uma ameaça ao desenvolvimento e a proteção do meio ambiente.

 Assim o UOL Busca etanol é mais vilão do que herói: Prejudica o meio ambiente poluindo a agua, o desmatamento. Manda para atmosfera toneladas de gases, suja as cidades com suas queimadas, desequilibram a UOL Busca biodiversidade, o UOL Busca ecossistema, altera os UOL Busca biomas mais sensíveis, a ponto de já haver a migração de muitas aves a animais para outras regiões ou invadindo as cidades próximas, uma violação ao habitat natural desses animais.   

Lembrando que não estamos sozinhos com a preocupação com o aqüífero, pois outro problema pode ser levantado como preocupante: Na UOL Busca tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) os EUA matem um batalhão do exercito monitorando o aqüífero com fotos de satélite atualizadas minuto a minuto. Eles sabem mais do Aqüífero do que a gente, alerta João Manoel Bicca, coordenador do movimento Pró-Rio Uruguai - Aqüífero Guarani.         

 

 

 LEIAM MAIS NO SITE - UNIAGUA



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 22h59
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 
 

Gás Carbônico interfere no crescimento do coral na Austrália.

ESTAMOS PERTO DO FIM ?


Gás Carbônico interfere no crescimento do coral na Austrália.


“Grande Barreira de Coral da Austrália, um dos ecossistemas mais frágeis do mundo, já está sendo afetada pelo excesso de gás carbônico na atmosfera pelo menos desde 1990 --um efeito que os cientistas só esperavam ver a partir de 2020.”


“Em contato com a água, o CO2 vira ácido carbônico, o que deixa a água do mar mais ácida...”


"Esses organismos são cruciais para a formação e a função de ecossistemas e cadeias alimentares..."


FONTE: CLAUDIO ANGELO
editor de Ciência da Folha de S.Paulo, LEIAM MAIS:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/


Comentário do Blog:
“A Acidez no oceano vai influir na cadeia alimentar dos animais marinhos, podendo os levar a extinção. Animais que são umas das maiores fontes alimentares da humanidade."


"A diminuição do seqüestro do gás carbônico por causa das alterações nesses ecossistemos, poderá levar no futuro outro fator de aquecimento do planeta."

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 15h43
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 
 

ONU afirma que 2008 foi o 10º ano mais quente desde meados do século 19.

 ONU afirma que 2008 foi o 10º ano mais quente desde meados do século 19. 

 O ano 2008 foi o décimo mais quente desde 1850, quando começaram a ser feitos os registros, segundo estimativas preliminares da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O relatório aponta que houve fenômenos meteorológicos extremos neste ano em diferentes partes do mundo, o que confirma a tendência de aquecimento global do planeta.

 O estudo aponta a variabilidade dos fenômenos observados: temperaturas mais altas que o normal em partes da Europa, o inverno menos frio registrado em áreas da Escandinávia e frio extremo --em alguns casos inclusive com recordes históricos-- na América do Sul, principalmente na Argentina.

 Como contraste, as temperaturas médias em julho foram superiores em 3ºC em grande parte de Argentina, Paraguai, Uruguai, sudeste da Bolívia e sul do Brasil.

 "Em tudo isto, vemos a manifestação da variabilidade existente", destacou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud. A seca foi um fenômeno persistente em vários lugares ao longo de 2008, entre eles Portugal e Espanha, na Europa, e Argentina, Paraguai e Uruguai, na América do Sul, com efeitos muito graves sobre a agricultura destes três últimos países.

 Jarraud ressaltou que, como parte das variações sofridas pelo clima, 2008 foi um ano mais frio em relação à média registrada entre 1997 e 2007, embora tenha sido o décimo mais quente da história meteorológica.

 O ligeiro esfriamento deste ano em comparação com os anteriores foi provocado pelo fenômeno de La Niña, de acordo com o especialista.

da Efe, em Genebra - Folha Online - 17/12/08

  Publicado: ECOPRESS



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 16h56
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





CARTA AOS GOVERNANTES-800 anos carisma franciscano

CARTA AOS GOVERNANTES

 

Encerramos Domingo, dia 19/10/2008 a Celebração dos 800 anos do Carisma Franciscano.

Pela manhã uma multidão de franciscanos/as, amigos e simpatizantes de Francisco e Clara foi em caminhada ao Palácio do Planalto.

Lá em nome da Família Franciscana do Brasil, da América Latina e Caribe, eu entreguei ao Vice-Presidente da República a CARTA AOS  GOVERNANTES.
É um Documento importante, eco da vivência de anos de preparação para
a Grande Celebração dos 800 anos.

São Francisco e Santa Clara apontem para nós maiores compromissos em favor da vida.

Muito grata.

Ir. Maria Vilani Rocha

http://www.familiafranciscana.com.br/index.htm

 

Celebração Latino-Americana e Caribenha do 8º Centenário do Carisma Franciscano

 

REVIVER O SONHO DE FRANCISCO E CLARA DE ASSIS

NO CHÃO DA AMÉRICA LATINA E CARIBE

 

17 a 19 de outubro de 2008

Brasília-Brasil

 

 

 

CARTA DE BRASÍLIA

 

 

Excelentíssimos Senhores Governantes

 

      Francisco de Assis em seu tempo, movido pelo anseio de concretizar o projeto de Deus em relação a toda a criação, escreveu uma carta aos governantes. Hoje, nós da Família Franciscana do Brasil, da América Latina e do Caribe, reunidos na celebração dos 800 anos do nascimento do Carisma Franciscano, nos dirigimos aos Senhores Chefes de Estado e a todos os dirigentes e mandatários das nações do continente da esperança com a nossa saudação de PAZ E BEM!

      Os franciscanos e franciscanas participantes deste congresso sentem-se honrados e felizes de serem filhos e filhas destas terras exuberantes em riquezas naturais, com potencial de oferecer uma vida digna para todos os seus habitantes. Nossos povos refletem por todo esse chão uma diversidade étnica e cultural, manifestada na acolhida, solidariedade, alegria e capacidade de convivência, fruto da imensa riqueza humana de suas populações.

      Oriundos de todos os cantos ouvimos dois pungentes clamores: um é o brado da Mãe Terra e outro a queixa lancinante dos milhões de irmãs e irmãos famintos, doentes, marginalizados, excluídos e condenados a morrer antes do tempo.

      Há séculos, nos comportamos como exploradores da terra, não entendendo nossa vocação de cuidadores do Planeta. Hoje, os recursos naturais de nossos países estão sendo explorados e devastados indiscriminadamente, expulsando comunidades inteiras de suas terras em favor do latifúndio, destruindo a biodiversidade pelo uso abusivo dos transgênicos e biocombustíveis, ameaçando a segurança alimentar. Esse modelo de desenvolvimento perverso que contamina e destrói os recursos hídricos, a terra e o ar é o maior responsável pelo aquecimento global.

      A ambição pelo poder e os lucros abusivos do mercado e da dívida externa têm como conseqüências o aumento da injustiça social, da marginalização, gerando extermínio de grupos indígenas, exclusão do povo negro e roubando de nossa juventude a perspectiva de futuro.

      Nesta ocasião em que celebramos os 800 anos do nascimento do Carisma Franciscano, sentimo-nos co-responsáveis e comprometidos com a ética e a justiça para que haja paz e vida em abundância. Outro mundo é necessário, urgente e possível! Esperamos, pois, que os anseios e as reivindicações dos nossos povos por seus direitos econômicos, políticos, sociais, culturais e ambientais prevaleçam sobre os interesses do sistema neoliberal.

      Por isso, senhores governantes, em nome do Deus da vida, da memória viva de Francisco e Clara de Assis, e de nossa vocação à fraternidade, reivindicamos uma nova ordem sócio-econômica e política que priorize:

-Um desenvolvimento que respeite a dignidade de todas as criaturas;

-Uma economia solidária que valorize e promova a pessoa humana;

-Um autêntico processo democrático que assegure a auto-determinação dos povos e a efetiva integração continental;

      E se atuarmos nesta perspectiva, com certeza, o sonho de Francisco e Clara e Assis se concretizará no chão da América Latina e Caribe, poderemos contar com as bênçãos de Deus.

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 15h34
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Dom Cappio é homenageado pela Pax Christi Internacional.

Dom Luiz Flavio Cappio é homenageado pela Pax Christi Internacional.

 

 

A Pax Christi Internacional, organização que atua em mais de 50 países nos cinco continentes, irá homenagear o bispo de Barra (BA), Dom Luiz Flavio Cappio, com o Prêmio pela Paz de 2008. A premiação acontecerá no dia 18 de outubro, em Sobradinho (BA), durante a 5ª Romaria das Águas. A pedido de Dom Cappio o prêmio também será entregue às organizações, movimentos sociais e comunidades tradicionais que atuam na defesa do rio São Francisco. A programação começa no dia 16 de outubro, com uma sessão solene na Câmara Municipal de Sobradinho. No dia 17, será iniciado o Seminário “Revitalizar o Rio para a Vida em Paz” e à noite acontecerá uma Celebração Eucarística na Capela de São Francisco. O objetivo é lembrar os 24 dias de jejum de Dom Cappio contra a transposição do Velho Chico, entre novembro e dezembro do ano passado. No dia 18, será celebrado o primeiro Dia Mundial de Jejum pela Paz e Soberania Alimentar com a premiação de Dom Cappio pela Pax Christi às margens do rio São Francisco e ao pé da barragem de Sobradinho.

   

O bispo de Barra é o terceiro brasileiro a receber o prêmio da organização internacional. O primeiro foi entregue postumamente a sindicalista Margarida Alves, em 1988, e o segundo a Sérgio Vieira de Mello, Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU), morto em um atentado terrorista no Iraque. Pela primeira vez a premiação será realizada fora da sede européia da Pax Christi. Com a premiação no Brasil, o objetivo é fazer com que os movimentos sociais e comunidades que participam da luta junto de Dom Cappio e o apoiaram durante seu jejum também possam participar da homenagem. 

  

 A Pax Christi é um movimento católico internacional formado por diversas organizações e entidades, entre elas a CPT. Foi fundado em 1945, na França.

 

Fonte: Comissão Pastoral da Terra  http://www.cptnac.com.br/index.php

  



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 23h08
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Cobertura de gelo no Oceano Ártico chega ao ´limite´

Cobertura de gelo no Oceano Ártico chega ao ´limite´


A notícia, divulgada da quarta-feira (27) de que a cobertura de gelo sobre o Oceano Ártico está no segundo menor nível dos últimos 30 anos levou vários especialistas a afirmar que a região está chegando "ao limite".

Dados levantados por um órgão do governo americano indicam que o gelo, agora, cobre 5,2 milhões de quilômetros. O ponto mais baixo já registrado desde o início das leituras por satélite, em 1979, foi 4,2 milhões de quilômetros quadrados, em setembro de 2007. O verão ártico ainda durará mais três semanas, o que sugere que o recorde será quebrado neste ano.

O gelo do Ártico sempre derrete no verão e volta a congelar no inverno. Mas, ao longo dos anos, cada vez mais gelo se perde para o oceano e menos volta a congelar depois. Enquanto o gelo reflete o calor do Sol de volta ao espaço, o mar aberto absorve mais calor, acelerando o aquecimento global em outras partes do mundo.

O gelo do mar também é um importante habitat para os ursos polares.

"Podemos muito bem estar rolando ladeira abaixo, rumo ao ponto de virada", disse o cientista Mark Serreze. "Está virando agora. Estamos vendo acontecer".

Dentro de "cinco a menos de dez anos" o ártico poderá estar livre de gelo sobre o mar no verão, disse o cientista Jay Zwally, da Nasa. "Isso também significa que o aquecimento global vai chegar mais depressa e em maior intensidade do que os modelos estão prevendo, e ninguém ainda levou isso em consideração", disse ele.

Cinco cientistas especializados em clima ouvidos pela Associated Press disseram que é correto chamar o que ocorre agora no Ártico de "ponto de virada".

 

Fonte: REDE AMBIENTE BRASIL



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 00h15
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





O PRIMEIRO CARRO...

Será que uma das maiores causa do aquecimento global começou aqui?...

 

O primeiro carro do mundo foi criado no ano de 1886 por

 

    

 Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach

 

A grande saga dos automóveis, hoje um dos principais vilões da humanidade começou exatamente no fim de 1883, com o primeiro teste do motor que então havia sito fundido na fabrica de sinos e foi registrado como “ pequeno motor modelo”. Com ignição incandescente e a válvula de descarga ele atingiu 600 rpm, superando a qualquer motor da época que atingia a 120-180 rpm.    

Logo em 1884 o próximo teste foi num motor compacto e leve com nome de Standuhr (relógio de pé), com um desempenho que aproximava 1 HP a 600 rpm. Assim havia chegado o momento de montá-lo em um veiculo.

O teste foi feito numa motocicleta com quadro de madeira, denominada “roda de montar” ou “carro de montar”, esse motor 01 cilindro foi montado verticalmente no assento do motorista. A patente foi descrita como “veiculo com maquina de potencia a gasolina ou petróleo”, que Daimler recebeu em 28 de agosto de 1885 a DRP 36423.   

 

E depois no inicio do ano de 1886 Gottlieb Daimler encomendava da firma W.Wimpff & Sohn uma carruagem do tipo Americano. Ela foi fabricada em Hamburgo e montada em Stuttgart, como um suposto presente de aniversario para a sua mulher, Emma Kurtz de Maulbronn com quem havia se casado em 09 de novembro de 1867.

E assim foi montado nessa “carruagem” perto da direção giratória com as instruções de Maybach na fabrica de máquinas de Esslingen, um motor 1.1/2 HP  que  por causa do seu formado era chamado de “relógio em pé” com transmissão feita por correias.

 

Pronto!!! Estava criado o primeiro carro do mundo.   

 

 

Vejam no que deu:

 

E agora para tentar melhorar isso, pioram, destruindo o meio ambiente:

 

 

Leiam mais...

Biografias

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 17h04
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Dia Mundial de Combate à Desertificação

Agricultura sustentável é tema do Dia Mundial de Combate à Desertificação

 

“Combater a degradação da terra para uma agricultura sustentável” é o tema que a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD, sigla em inglês) escolheu este ano para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca, comemorado em 17 de junho.

 

Leia mais sobre o perigo da desertificação, e a produção agrícola sustentável:

CLIQUE----> 

  LEIA MAIS, Fonte Portal AprendiZ

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 22h24
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





NOTICIAS DO SETOR SUCROALCOOLEIRO

 

NOTICIAS DO SETOR SUCROALCOOLEIRO

 

 

Setor sucroalcooleiro é o que mais polui em São Paulo

 

Segundo dados da Companhia Tecnológica de Saneamento Ambiental (Cetesb), o setor sucroalcooleiro recebe o maior número de multas por poluição ou desrespeito à legislação ambiental. Entre janeiro de 2007 e abril de 2008, o governo de São Paulo autuou 102 usinas e o valor total arrecadado de multas chega a R$ 49,3 milhões. De acordo com o diretor de controle de poluição ambiental da Cetesb, Otávio Okano, cerca de 70% das multas aplicadas são em decorrência de queimadas irregulares. A fumaça atinge áreas urbanas e pode causar problemas respiratórios e cardiovasculares. Somente a usina de São José, no município de Colina (SP) soma R$ 604 mil em multas devido a queimadas e ao despejo de poluentes líquidos nas águas da região. (fonte: Folha de São Paulo)

 

Relatório da Anistia cita violação de direitos humanos em canaviais

Pela primeira vez, a Anistia Internacional citou em seus relatórios a preocupação com o desrespeito aos direitos humanos no setor de cana-de-açúcar brasileiro. Segundo o relatório anual de 2008, com dados de 2007, divulgado no dia 28 de maio, “o trabalho forçado e condições de trabalho exploradoras foram registrados em muitos Estados, inclusive no setor de cana-de-açúcar, que cresce rapidamente”. Para o porta-voz da Anistia no Brasil, Tim Cahill, é preciso estar atento para que o desenvolvimento econômico causado pela produção da cana-de-açúcar – base para a produção do etanol – não se dê às custas de violações de direitos humanos. “É importante que o governo brasileiro comece a regulamentar esse setor, a realmente policiar. Nós sabemos que existe algum policiamento por parte do Ministério Público e do Ministério do Trabalho, mas é preciso ser mais forte”. A Anistia Internacional também prepara uma pesquisa sobre o impacto da expansão da agroindústria no respeito aos direitos humanos no Brasil. Serão avaliados, além do setor da cana-de-açúcar, o setor madeireiro e de produção de laranja. (fonte: Anistia Internacional)

 

Para estudo, expansão dos biocombustíveis ameaça pequeno agricultor.

A demanda por cultivos intensivos para alimentar a produção energética e a expansão dos biocombustíveis ameaça diretamente o trabalho de pequenos agricultores. Com o aumento no valor das propriedades, os camponeses podem ter que deixar suas terras para darem espaço a grandes plantações. Os impactos dos biocombustíveis foram destaque no estudo “Alimentando a exclusão? O ‘boom’ dos biocombustíveis e o acesso dos pobres à terra”, publicado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pelo Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no dia 2 de junho, e que será apresentado durante a reunião da FAO, na Itália. O documento ainda recomenda que um sistema de certificação dos biocombustíveis seja adotado para garantir que o pequeno agricultor tenha acesso a terra. O certificado garantiria que nem o meio-ambiente nem a população local foram prejudicados com a produção do biocombustível.  (fonte: Estadão)

  

Fonte: Comissão Pastoral da Terra 

 http://www.cptnac.com.br/index.php



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 12h23
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Saída de ministra afeta imagem do Brasil

Saída de ministra(Marina Silva) afeta imagem do Brasil, diz professor da LSE

Leia BBC-Brasil

B B C- Brasil



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 02h02
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





SAÍDA DA MINISTRA MARINA SILVA: UMA TRAGÉDIA!

Saída da Ministra Marina Silva: uma tragédia!

 

(Rivaldo Roberto Ribeiro-Aldeia Mundus)

 

É esse o sentimento e impressão que tive quando ouvi a noticia do pedido de demissão da Ministra Marina Silva.

 

Perdemos uma Ministra que tentava ser um anjo da guarda da Amazônia e da questão ambiental, mas ganhamos uma Senadora que irá aumentar a qualidade e credibilidade do Senado.

 

Eu fiquei muito triste, triste mesmo sem demagogia, porque amo a natureza, estou preocupado com o meio ambiente, e via na Ministra Marina a verdade, sem os costumeiros discursos oportunistas e demagógicos dos políticos.

 

Geralmente quando perdemos alguém importante, que faz falta, que amamos e respeitamos, que faz diferença, vem o comentário: O que iremos fazer agora?

 

Com seu jeito de aparência frágil, magrinha, como todos os grandes heróis, o seu nome se colocou sobre todos os seus opositores, que não lembro os nomes, a não ser através de uma pesquisa, porque de memória seria impossível.

 

Marina é  uma dessas pessoas que no primeiro momento temos a impressão que saiu derrotada, mas a sua vitória está com cada um de nós, com opinião publica brasileira consciente, internacional, e um lugar na historia ambientalista mundial.      

 

Ficou mais forte fora do Ministério do Meio Ambiente, um posto que ela tinha que enfrentar inimigos poderosos por todos os flancos.   

 

A Ministra Marina é admirada por todas as pessoas de bem desse País, e do exterior, ela dignificava o governo Lula e demonstrava ao mundo que o povo brasileiro se importa com a natureza e o meio ambiente. Nesse momento me sinto órfão nos meus ideais na preocupação com a VIDA no planeta. Ainda mais, nada manchou seu nome durante seus cinco anos e meio que ficou no governo...

 

Esperamos que o governo veja a questão ambiental com juízo, que deixem de dar ênfase apenas ao desenvolvimento do presente, e esquecendo da herança que iremos deixar para as futuras gerações (Nossos filhos, netos e a humanidade).

      

É lamentável...



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 01h34
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





CRITICAS AO ETANOL

Brasil é exemplo de desvantagem do etanol, diz jornal.

 

 

Para o jornal, produção de etanol no Brasil tem efeito negativo

A experiência do Brasil com o etanol pode servir como um exemplo para o mundo das desvantagens apresentadas pela suposta "revolução energética" criada pelos biocombustíveis, segundo uma análise publicada pelo jornal britânico The Independent nesta terça-feira. . .

 

Leia mais: BBC-Brasil

 

 


 

Brasil - Cana de açúcar: 200 mil hectares de grilagem no Maranhão

Mayron Régis *

Adital - "Articulação de entidades do Maranhão, Pará e Tocantins na área de influência da Estrada de Ferro Carajás, que acompanha os impactos ambientais e sociais dos grandes projetos e propõem alternativas".

 ...

LEIA MAIS

ADITAL- NOTICIAS

 


Cana-de-açúcar invade zona biodiversa do cerrado

 

PABLO SOLANO
da Agência Folha

Uma total de 142 mil hectares de cerrado --o equivalente ao tamanho da cidade de São Paulo-- considerados prioritários para abrigar unidades de conservação foram transformados em canavial na safra 2006/2007. Os dados são de estudo do ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza).

O cerrado é o segundo bioma mais ameaçado pelo desmatamento no Brasil. Com 39% de sua área desmatada, fica somente atrás da mata atlântica, da qual restam de 7% a 24% (dependendo da conta que se faça). Ambientalistas temem que a febre dos biocombustíveis acelere a devastação do cerrado e empurre a pecuária de lá para a Amazônia...

Leia mais:  FONTE:Folha Online-Ciencia



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 14h14
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Alto nível de CO2 deixa soja vulnerável a insetos, diz estudo (BBC-BRASIL).

 

Alto nível de CO2 deixa soja vulnerável a insetos, diz estudo (BBC-BRASIL).

 

LINK DA NOTICIA:  

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/03/080325_sojaco2_pu.shtml

 

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 23h33
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





10/03/2008 - 15:20 - Justiça de SP suspende plantio de eucalipto em cidade paulista

10/03/2008 - 15:20

Justiça de SP suspende plantio de eucalipto em cidade paulista 

 

 

A 1ª Câmara Ambiental do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou, no dia 7 de março, a suspensão do plantio e do corte de eucaliptos no município de São Luís do Paraitinga. As atividades estão paralisadas por tempo indeterminado e só serão retomadas após as indústrias de celulose da cidade apresentarem um estudo de impacto ambiental das áreas usadas para o monocultivo. A determinação judicial acolhe uma representação da Defensoria Pública do Vale do Paraíba, que apresentou em 2007 provas da degradação ambiental e social causada pelo plantio sem controle de eucaliptos na cidade. A denúncia foi feita por representantes do Movimento de Defesa dos Pequenos Agricultores (MDPA) de São Luís do Paraitinga.

 

Fonte: Comissão Pastoral da Terra 

 http://www.cptnac.com.br/index.php



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 20h25
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Luta por Soberania Alimentar mobiliza mulheres da Via Campesina

Luta por Soberania Alimentar mobiliza mulheres da Via Campesina

 

Trabalhadoras rurais ligadas à Via Campesina se mobilizaram em todo o país na Jornada Nacional de Luta por Soberania Alimentar, na semana que marca o Dia Internacional da Mulher. Unidas, elas defenderam a reforma agrária, a valorização do meio ambiente e da agricultura camponesa e a soberania alimentar.

 

No Rio Grande do Sul, no dia 4 de março, 900 mulheres da Via ocuparam a fazenda Tarumã, em Rosário do Sul. Elas derrubaram árvores de eucalipto e plantaram árvores nativas na área pertencente à empresa sueco-filandesa Stora Enso. No fim da tarde do mesmo dia, o acampamento foi invadido de forma violenta pela Brigada Militar. Centenas de agricultoras foram feridas e as cerca de 250 crianças que estavam no acampamento foram separadas de suas mães.  A área ocupada pela Stora Enso foi adquirida ilegalmente e vai contra a Constituição Federal, já que se encontra em faixa de fronteira, o que não é permitido pela legislação.

 

Fonte: Comissão Pastoral da Terra-Boletim de Noticias Edição nº 05 de 2008 – 12 a 26 de março 

 http://www.cptnac.com.br/index.php



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 00h02
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Biocombustiveis e transgenicos

Estudo prova que biocombustíveis podem causar danos ambientais

Segundo pesquisa publicada no site da revista Science, seriam necessários 320 anos para que começasse a valer a pena, do ponto de vista ambiental, derrubar a floresta amazônica para plantar soja e produzir biodiesel.

Os biocombustíveis podem ser prejudiciais ao meio ambiente se forem produzidos em áreas anteriormente formadas por florestas tropicais, savanas ou pastos.

 A emissão de carbono pela conversão da mata nativa em culturas de soja, por exemplo, seria maior do que o volume que deixaria de ser emitido com a utilização dos novos combustíveis.

Dependendo do modo como foram produzidos, os biocombustíveis pode emitir carbono mesmo antes de serem utilizados. “Precisamos ter certeza de que não estão piorando o problema”, afirmou o autor do estudo, Jason Hill, da Universidade de Minnesota, nos EUA.  (fonte: Estadão)

 

 

 

Brasil registra aumento de lavouras transgênicas

 

Em 2007, o Brasil registrou um aumento de 3,5 milhões de hectares em lavouras transgênicas em relação a 2006. O crescimento foi maior que o líder mundial neste cultivo, os Estados Unidos, que registrou um aumento de 3,1 milhões de hectares. Os dados são de um estudo realizado pela ONG Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações Agrobiotecnológicas (ISAAA, sigla em inglês). Na safra 2008/2009, o Brasil deve superar também a Argentina. “Isso tem a ver com o potencial de crescimento: a Argentina já não tem muito mais área para expandir [a produção]”, afirmou Anderson Galvão, diretor da ISAAA. De acordo com a pesquisa, os agricultores brasileiros cultivaram 15 milhões de hectares de lavouras transgênicas no ano passado, sendo que em 2006 o número era de 11,5 milhões de hectares. Galvão acredita que o Brasil deve alcançar os patamares já atingidos pelos Estados Unidos, onde a soja transgênica representa 80% do plantio nacional.  (fonte: Folha de São Paulo)

 

Fonte final : Comissão Pastoral da Terra-CPT  



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 15h21
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





A Alta dos preços dos alimentos, pode levar ao racionamento pela ONU.

A Alta dos preços dos alimentos, pode levar ao racionamento pela ONU e a fome no mundo.

Foto capitada na internet- objetivo  conscientização.

 

(Rivaldo Roberto Ribeiro-Aldeia Mundus)

 

Eu não acredito nos biocombustíveis da forma como vem sendo tratado para solucionar o problema de energia do mundo, pois criaremos outro problema: a escassez dos alimentos. Dilema oculto: Energia para os automóveis ou para os seres humanos?

A segurança alimentar pode estar ameaçada e com isso a  paz mundial.

Aqui no Brasil ainda somos privilegiados, os alimentos ainda são encontrados no lixo e damos a esse luxo do desperdício que na verdade denuncia o egoísmo de muitos, mas até quando?

 O governo precisa mapear regiões destinadas ao plantio de alimentos com urgência, proibindo a generalização do plantio dos desertos verdes dos biocombustíveis e dos eucaliptos, caso contrário também seremos atingidos pela alta dos alimentos, e isso atingirá  em cheio como sempre as classes sociais mais pobres, que terão de reduzir as suas refeições diária por causa dessa alta e com isso a desnutrição.

Um problema que causa desconforto a toda a sociedade, pois a fome é humilhante, atinge a dignidade  de qualquer pessoa,  isso pode levar a convulsões sociais e aumento de uma situação que já nos incomoda: a violência.

 

Não quero ser critico contumaz, todas as tentativas são válidas para que um ser humano não seja subnutrido ou morra de fome, mas programas do governo que funcionam com donativos nunca vão resolver um problema como esse, e sim perpetuar. Essa ajuda deve partir de uma corajosa e bem alicerçada reforma agrária, fixando assim o homem no campo.

A agricultura tem que voltar como era nos tempos dos nossos avós, eles consideravam a agricultura algo sagrado e divino, tiravam seus chapéus e agradeciam as colheitas, as chuvas etc. Pois tinha a humana consciência do seu objetivo: sustento dos agricultores e suas famílias, e com a venda do excedente suprir outras necessidades da família.  

 

 O que vemos hoje são grandes projetos agropecuários, que são concentradores de rendas e degradadores do meio ambiente.

 

Dessa forma como iremos formar uma nação de homens altivos e confiantes em si mesmo, correremos o risco de criar uma sociedade apática, dependente do eterno paternalismo dos mais fortes: nacional e internacional, uma mentalidade de subdesenvolvimento e servilismos. 

 

 O nosso feijão de cada dia já está dando sinais de escassez, o seu preço vem aumentando sem perspectiva de baixa para esse ano, dizem que a culpa a falta de plantio do produto ou a seca, em ambos os casos pode ser por causa das grandes monoculturas destinadas aos biocombustíveis.

 

 

Leia mais BBC-Brasil:

http://www.bbc.co.uk/portuguese

 

FOLHA Online - Biocombustíveis ameaçam anular progresso no combate à fome, diz "FT”.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 11h18
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO.

1)Projeto de transposição não atenderá à maioria da população do Semi Árido.

 

As divergências entre o governo e os que discordam da transposição do Rio São Francisco continua, é um problema complicado, pois só os técnicos do governo concordam com essa obra faraônica.

De acordo com Apolo Lisboa, coordenador do projeto Manuelzão, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas da Universidade Federal de Minas Gerais, somente os técnicos do Ministério da Integração Nacional se colocam a favor do projeto. "Ninguém aprova a transposição dentro das universidades", afirmou.

Leia mais:  ADITAL

          

  

2)Artigo do Frei Gilvander, uma critica contundente sobre a transposição do Rio São Francisco.

 

Brasil - Acorda Patrus! Transposição é cavalo de tróia

Frei Gilvander Moreira *

Leia o artigo :

A D I T A L

ADITAL-Noticias da América Latina e Caribe.



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 23h48
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Conheça a vida e a luta de Dorothy Stang

 

Conheça a vida e a luta de Dorothy Stang

 

Já chegou a hora do governo impedir que corra mais sangue dos que lutam por nós!!

 

Com as noticias sobre a devastação da Amazônia, vem a nossa mente muitos personagens que lutam por nós, pela humanidade e pela sobrevivência do planeta.

São pessoas que muitas vezes estão sem proteção e ajuda do governo, entre eles esteve Chico Mendes assassinado  há 16 anos, e mais recente a Irmã Dorothy Stang(73 anos), uma americana naturalizada brasileira, que resolve se importar pela floresta e pelos miseráveis da Amazônia.  Ela foi assassinada em 12 de fevereiro de 2005 com seis tiros a queima roupa, na localidade de Anapu (Para), a mando de grileiros e madeireiros que já haviam feitos ameaças contra sua vida, portanto uma morte anunciada, um crime que é a ponta de um gigantesco novelo de ambição e corrupção, cheio de embaraços de difícil desenlace.    

No próximo dia 12 de fevereiro de 2008, completam 03 anos desse trágico momento, mas como toda boa semente ela germinou e deu bons frutos, assim foi com Dorothy Stang. 

 

Nos dias 9 e 10 de dezembro de 2005, os dois pistoleiros acusados pela morte da irmã foram julgados e condenados.

1)-Rayfran das Neves Sales, o Fogoió, ficará 27 anos na prisão, mas a justiça anulou o julgamento e um novo julgamento será para o primeiro semestre de 2008.

 

2)- Clodoaldo Carlos Batista, o Eduardo, a 17 anos de prisão.

 

Os mandantes, os fazendeiros Vitalmiro Bastos, o Bida; Regivaldo Pereira, o Taradão, e Amair Feijoli, o Tato. Vitalmiro Moura foi julgado em maio/2007 e condenado a 30 anos de prisão, e aguarda um novo julgamento. Regivaldo Galvão ainda não foi julgado. 

 

Amair Cunha acusado de ter intermediado o crime, foi condenado a 18 anos de prisão em abril de 2.006.

 

Nascida em 7 de junho de 1931, na cidade de Dayton, no Estado de Ohio, Dorothy veio para o Brasil em 1966. Fazia parte de uma congregação internacional da Igreja Católica – Irmãs de Notre Dame de Namur – que tem como princípio ajudar os mais pobres e marginalizados.

 

 

"Anapú (PA) lembra a morte da Irmã Dorothy Stang

As comunidades de Anapú (PA) convidam todos para celebrar a Vida e o Compromisso de Irmã Dorothy Stang, no dia 12 de fevereiro de 2008, quando completam-se três anos da sua morte. A celebração terá o tema “A Semente Plantada deu Frutos!” e contará com a celebração de uma missa, almoço comunitário, apresentações artísticas, debates e uma visita comunitária ao túmulo da Irmã Dorothy." (Fonte: Comissão Pastoral da Terra)

 

  


 

LINKS SOBRE O CASO IRMÃ DOROTHY E CONFLITOS AGRÁRIOS: 

SITE COMISSÃO PASTORAL DA TERRA (Link caso Dorothy Stang-Comissao Pastoral da Terra)

 

SITE CONSCIÊNCIA NET   ( Link caso Dorothy Stang e conflitos agrários)

 

 ADITAL, NOTÍCIAS (Julgamento de acusado da morte da Dorothy Stang sem data definida- ADITAL 17.01.08)

 

  FOLHA ON-LINE

   (Folha on-line, Anulado julgamento de Rayfran das Neves Sales, acusado de matar a missionária americana Dorothy Stang).

 

 

SITE GORGULHO-Gente do meio   (Artigo sobre Ir.Dorothy)

 

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 17h11
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Biocombustível pode ser sujo, diz estudo

Biocombustível pode ser sujo, diz estudo

 

FONTE:  Folha Online-Ambiente

 

 

EDUARDO GERAQUE
da Folha de S.Paulo

Os biocombustíveis não são sempre melhores que os combustíveis fósseis em termos ambientais. A tese, defendida por uma dupla de pesquisadores do Instituto Smithsonian, na sua base no Panamá, inclui inclusive os produtos feitos no Brasil, seja a partir de cana-de-açúcar ou de soja.

"O álcool de cana-de-açúcar produz até 60% menos gases de efeito estufa, mas causa impactos ambientais bem maiores do que a gasolina se outros parâmetros forem considerados", afirma à Folha o pesquisador William Laurance, um dos autores do comentário sobre os biocombustíveis publicado na edição desta semana da revista científica "Science".

A revisão tem como base principal um estudo divulgado no ano passado na Suíça, feito com apoio estatal. A pesquisa analisou 26 tipos de biocombustíveis feitos no mundo. De um lado, ela mostrou que 21 deles reduzem em mais de 30%, na comparação com a gasolina, as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. Porém 12 são mais nocivos para o ambiente do que os combustíveis fósseis.

"Incluído o álcool de milho dos Estados Unidos e o de cana-de-açúcar do Brasil. Além do biodiesel, tanto o brasileiro, de soja, quanto o da Malásia, de palma", diz Laurance, que já trabalhou no Brasil, em Manaus, no Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).

Sobre a cana-de-açúcar e a soja, apesar de o discurso oficial do governo brasileiro negar que estas monoculturas vão tirar o espaço de outras lavouras ou ainda causar mais desmatamento no cerrado ou na floresta amazônica, as críticas são várias, segundo Laurance.

Soja é pior ...

LEIA MAIS:  Folha Online-Ambiente



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 02h07
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Marina Silva, entre as 50 que podem salvar o planeta

O jornal britânico The Guardian coloca a ministra do Meio Ambiente Marina Silva  entre as 50 pessoas que podem salvar o planeta.  

A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, foi citada neste sábado em uma lista preparada pelo jornal britânico The Guardian como as 50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta. A lista foi preparada por um painel de especialistas, onde constam os 50 homens e mulheres com o poder de reverter as previsões catastróficas para o planeta.

Juntos com outros nomes como Al Gore, Leonardo DiCaprio,a primeira ministra alemã Angela Merkel, Marina Silva  é a única latina americana na lista.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 17h22
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





CHICO MENDES NUNCA MORRE...

CHICO MENDES NUNCA MORRE...

 

Chico Mendes foi assassinado no dia 22 de dezembro do ano 1988, o fazendeiro Darly Alves da Silva e seu filho Darcy Alves Pereira, foram julgados e condenados em 1990 a 19 anos de prisão pela sua morte.    

 

Um homem que já compreendia a importância da Amazônia, como a maior biodiversidade do planeta, e por causa da sua luta para preservar a floresta, houve quem o combatia, foi jurado de morte por diversas vezes, e mesmo assim continuou numa luta que seria impossível de vencer, pois os inimigos eram poderosos e covardes, mas nunca se entregou. Acreditava na sua missão, pois era um homem digno, honrado, nunca iria se igualar-se a alguns políticos de plantão, que sempre colocam como prioridade vantagens financeiras, pouco se importando com o povo, seus costumes, e com a pátria.

 

Hoje o mundo discute sobre o aquecimento global, os homens estão temerosos quanto ao futuro do planeta, e se não ouvirem os sábios não vai haver solução para esse problema. O planeta se tornará inóspito a vida, e possivelmente muitas espécies serão extintas, inclusive o próprio homem.

 

O Chico Mendes, como todo homem que possui a luz da humanidade, e sabe dessa responsabilidade, era um homem simples, de fala mansa, ponderado, bom caráter, mas com um carisma envolvente, e sua força ecoava dentro da alma do seu povo.

 

 

Francisco Alves Mendes Filho, xará do patrono da ecologia São Francisco de Assis, também tinha a índole de pacifista, nasceu em um seringal de Xapuri no Estado ao Acre em 15 de dezembro de 1944, e no dia 22 de dezembro de 1988 nos deixou com apenas 44 anos de vida, assassinado covardemente.

 

Mas o seu nome é conhecido até hoje no mundo todo, como um dos maiores defensores do meio ambiente e da Amazônia.

 

 Leia mais sobre o assunto:

http://www.adital.org.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=2015&busca

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 23h56
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Exploração de aqüíferos pode tornar inúteis obras de transposição do Rio São Francisco.

Exploração de aqüíferos pode tornar inúteis obras de transposição do Rio São Francisco.

  

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 01h21
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Transposição do Rio São Francisco: Lula não desiste. Bispo Luiz Cappio desiste da greve de fome

Transposição do Rio São Francisco: Lula não desiste. Bispo Luiz Cappio desiste da greve de fome.

(Rivaldo R.Ribeiro)

 

Hoje estou  feliz pela vida do nosso querido d.Luiz Flávio Cappio, que ele restabeleça logo para continuar a sua missão. 

 

E muito triste pela atitude do nosso ex-querido presidente, a minha admiração caiu por terra...

 

Estou desanimado, ser brasileiro não é fácil, a alienação é gritante, não que isso ou aquilo seja correto ou incorreto, mas pela pouca informação das pessoas ou interesse em discutir os problemas que todos nós seremos atingidos ou beneficiados, um egoísmo generalizado.

O caso da greve de fome de d.Luiz a grande mídia ficou calada, só agora no desfecho com a “derrota” do bispo e dos que o apóiam foi consumada, eles noticiaram com um pouco mais de ênfase.

 

O nosso presidente pode estar certo na sua convicção em transpor o rio São Francisco, mas deveria ouvir  a sociedade. E se essa transposição não der certo, como tantos projetos pelo mundo afora, quem vai pagar a conta? Quem vai repor as vidas que poderão ser prejudicadas? Os danos ao meio ambiente? Não é ser pessimista, mas realista, a humanidade foi otimista com o progresso insano e onde fomos parar: aquecimento global que pode comprometer a vida no planeta.

 

Não é o caso de intransigência ou fundamentalismo religioso, nós os brasileiros temos esse defeito: é proibido ser cidadão, manifestar-se é ser apontado como anarquista, comunista, socialista ou outra coisa qualquer, mas nunca como patriotas... 

 

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que não vai ceder aos apelos do bispo para suspender as obras de transposição do rio São Francisco. Lula afirmou que o governo "não pode ceder" à greve de fome do religioso. "Se o Estado cede, o Estado acaba. E o Estado precisa funcionar", afirmou. (fonte folha online)”

 

No entanto vivemos numa democracia e o Estado somos nós: “todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido”, em quantos palanques o Lula ouviu isso, porque se nega a ouvir e debater com os cidadãos brasileiros essa questão?

 

Não concordo que a Igreja não se meta em questões técnicas, pelo contrário se essas questões atingirem a vida, prejudicar pessoas, todo cristão deve discordar sim, senão teremos que abandonar o cristianismo. 

 

Quem conseguirá viver sem Fé, sem Jesus Cristo? O que Ele nos ensinou?  Será o fim...

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 23h10
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





...CHICO MENDES, IRMÃ DOROTHY STANG,FREI LUIZ FLAVIO CAPPIO...

...CHICO MENDES, IRMÃ DOROTHY STANG,FREI LUIZ FLAVIO CAPPIO...

 

 

(Rivaldo Roberto Ribeiro-José Bonifácio-SP)

 

Frei Luiz, Nós não queremos ve-lo morto!... Se isso ocorrer no Brasil, iremos matar mais um cidadão que lutava a favor da vida e perdeu a sua. Como foi com Chico Mendes assassinado em 22/12/88, a missionária Irmã Dorothy Stang que usava uma camisa com a seguinte expressão marca registrada da missionária: "A morte da floresta é o fim da nossa vida" e a mancharam de sangue no dia 12 de fevereiro de 2005, porque ela ficou do lado de famílias que sonham com um pedaço de terra, e foi contra o latifúndio, disfarçado agronegócio e modernidade.

 Não faziam jejum, mas temiam ser assassinados porque eram ameaçados. Qual a diferença do Jejum d. Luiz e o medo que eles tinha de morrer? Nenhuma: Em todos os casos eles lutavam e lutam pela vida. 

 

Vamos permitir mais essa mancha perante o mundo?

 

A opinião do Arcebispo da Paraíba condenando o Jejum de d.Luiz deve ter sido outra, me recuso acreditar que um servo de Deus iria atacar de forma pejorativa as pessoas doentes nos hospícios na forma como foi dita: “Essa greve denigre a doutrina da Igreja. Mas não adiante porque ele tem idéia fixa, e os hospícios estão cheios de gente assim, estão cheios de Jesus Cristos e de Napoleões Bonapartes”, atacou. ( Fonte: Paraiba.com.br),( O Verbo)

Como Jesus Cristo agiu diante dos incrédulos? São Francisco de Assis e tantos outros Santos que edificaram a nossa Fé cristã também foram considerados loucos, fora do contexto pelos seus superiores na época, mas Deus não. O povo simples e pobre não. Como se formou a pobreza que existe no nordeste?É só consultar os livros de história, Gilberto Freire, Graciliano Ramos etc.

 

Um representante da Igreja de Cristo deve sempre estar junto a Seus pequeninos, e não ao contrário.

 

Quantos vivem deprimidos, tristes, por ver tantas injustiças, corrupção política e social, e não conseguem reagir e vivem cabisbaixos. E d. Luiz está sendo um novo alento para esse povo, pois espelha o que cada um gostaria de ter a coragem de falar e agir.

 

Se Deus quiser, d. Luiz sobreviverá, e a vitória nós todos dedicaremos a Deus e a ele como o Seu instrumento. (Os demônios só são expulsos com muita oração e jejum).

 

As criticas é natural porque vivemos num mundo de apostasia e descrença, o nosso país é triste, é um engano dize-lo alegre. Somos como alguém que sorri muito, mas, no entanto chora pelos cantos. Choramos nas macas dos corredores entupidos dos hospitais, atendimento médico precário e dificultoso, falta de medicamentos, aumento do tráfico de drogas, aumento do consumo de medicamentos antidepressivos, nos trabalhos forçados no campo e na cidade (quantos trabalham até 10 ou 12 horas dentro das fábricas? Ou até mais?), fome, violência, falta educação, justiça, e cidadania.

 

Os que são inimigos da formação de uma sociedade justa eu diria o seguinte: “Quando algum de vós tem litígio contra outro, como é que se atreve a pedir justiça perante os injustos, em vez de recorrer aos (irmãos) santos?” Coríntios 6,1. Eu encontrei esse versículo e vi grande sabedoria. Muitos são os primeiros a criticar os religiosos, os que lutam pela justiça, mas se esquecem que um dia durante a sua vida podem ser vitima de alguma injustiça que pode até levá-lo a prisão, caso isso se não for julgado por uma sociedade justa.

 Que tipo de sociedade estamos construindo? Como vamos exigir justiça perante a uma mentalidade injusta e sem Fé em Deus?

 

D.Luiz se propôs a esse martírio por enxergar mais um fator no acirramento na desigualdade social e danos ao meio ambiente.

São Francisco nos ensinou isso: ver muito alem diante de outros olhos.

 

PAZ E BEM

 

 

VEJA O SITE:   UMA VIDA PELA VIDA



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 17h32
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





A transposição do São Francisco demolida antes de começar...

A transposição do São Francisco demolida antes de começar...

 

Rio São Francisco que sempre foi conhecido como o rio da unidade nacional, agora vem a reafirmar esse título

com o jejum do Frei Luiz Flávio Cappio, manifestação que já vem arrebanhando simpatizantes  para sua causa milhares de brasileiros e até estrangeiros . 

Mesmo que a grande mídia nacional até o momento está calada, nunca se debateu tanto como agora sobre o grande rio São Francisco, sua história, sua economia, poluição do seu leito, a seca do nordeste,tudo colocado em um amplo e surdo debate.

O despertar desses assuntos se originou na polêmica transposição de suas águas e do jejum de d.Luiz.

 

Nisso o nosso Frei está conseguindo: um debate nacional de um problema secular, veja o site:  

UMA VIDA PELA VIDA



CLIQUE e Leia a Resenha Jornalista Washington Novaes do livro Os descaminhos do São Francisco, que o jornalista Marco Antônio T. Coelho publicou pela Paz e Terra



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 22h33
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





A greve de fome de d.Luiz Flávio Cappio (BA)-transposição das águas do São Francisco.

A greve de fome de d.Luiz Flávio Cappio (BA)-transposição das águas do São Francisco.

(Rivaldo R.Ribeiro-José Bonifácio-SP)

 

"A greve de fome de d.Luiz Flávio Cappio (BA) não é um suicídio e nem uma atitude fundamentalista, ela já foi usada por muitos pacifistas do mundo". 

 

DEMOCRACIA!

 

A Polêmica em torno da transposição das águas do rio São Francisco nos deixa uma certeza: nem todos estão de acordo com uma obra que vai consumir milhões de dólares.

Uma nação que ainda deixa a desejar em muitos itens humanitários, que leva a população mais pobre a muito sofrimento, não pode gastar esse dinheiro todo numa obra com tantas controvérsias.

Um deles a saúde que todos nós sabemos da sua debilidade, pois basta não ter dinheiro para consultas ou exames sofisticados e ir pedir socorro ao SUS, depois só nos resta ficar torcendo por um milagre que só Deus pode conceder:- Uma vaga nas agendas dos hospitais para que possa realizar os exames clínicos, um problema que conheço de perto.

 

E essa obra segundo d.Luiz beneficiará apenas o agronegócio, e segundo a folha Online (18.11.07-Noticias) já há indícios de especulação imobiliária. E quando há esse tipo de especulação que é natural num regime capitalista_ os pobres ficam de fora. 

 

Alem disso é uma obra antidemocrática, pois não deixa alternativas aos contrários, a opinião pública não está sendo respeitada, pois já existem diversas manifestações de movimentos sociais solidários ao bispo. 

 

Nós devemos apoiar d. Luiz, pois o seu martírio é a conseqüência da falta de democracia que já está dando os seus primeiros sinais na América Latina. A sonolência pode nos levar os sobressaltos graves de difícil retorno. 

    

A greve de fome de d.Luiz é um ato de desespero de um pacifista que vê no seu sacrifício uma luz no final do túnel, que pode convencer e alertar a opinião publica local e mundial para que todos enxerguem o que está acontecendo, uma atitude que está longe do suicídio e nem fundamentalista, pois outros tipos de protestos e manifestações  que muitas vezes levam a violência não chamam mais a atenção de ninguém, pois o mundo está saturado deles.

 

A greve de fome também foi usada por diversas vezes pelo maior pacifista que o mundo atual provavelmente já viu: Mahatma Gandhi, que libertou a Índia do domínio Inglês usando essa forma de manifestação. 

 

Nosso Senhor Jesus Cristo quando orava fazia jejuns e permitiu-se ser crucificado para que a humanidade compreendesse a Sua Verdade: que é a VIDA para o homem... E isso nós não ouvimos, todos nós ainda temos um entendimento equivocado sobre a VIDA. E esse equívoco está nos levando à destruição do planeta.

 

O nosso planeta está dando sinais incontestes de descontentamento, porque o homem vem modificando o traçado original que foi feito pelo Arquiteto Universal para a que a vida fosse possível. Será que já não mexemos muito nos pilares de sustentação que foram erguidos por Deus para que vida fosse possível?  Isso nos leva a uma questão, quem somos nós? Fazendo uma comparação: “Quando crianças nosso pai sempre nos presenteou com algum brinquedo, imaginem se destruíssemos esse brinquedo diante dele, como ele se sentiria?”.

 

D.Luiz como sacerdote de Deus deve ter sentido isso, e deu-se a esse sacrifício para que nós compreendêssemos mais essa agressão à vida. Não queremos ver d.Luiz morto em conseqüência dessa greve de fome, não queremos que ele lute e caia sozinho, cada um de nós deve manifestar solidariedade a d.Luiz, assim pressionar o governo para que mude de idéia e pare com obras ou incentivos que agridem o meio ambiente e os mais pobres.

 

Manifeste sua solidariedade a d.Luiz visite o site:  http://www.umavidapelavida.com.br       


ORAÇÃO

Prece do cristão pela libertação

 

Deus, nosso Pai, "que eu possa descobrir minha responsabilidade real e concreta na hora precisa; que eu nunca aceite com resignação a exploração dos pobres, qualquer que seja a forma como se realize; ajuda-me a discordar de toda ordem injusta; ajuda-me a ser mais livre e a trabalhar pela liberdade dos oprimidos; que eu não me acostume com o sofrimento dos mártires e as notícias de perseguições aos irmãos; que suas vidas e testemunhos me impulsionem sempre à conversão e a uma maior fidelidade ao Senhor..." (Um cristão reza, apud José Marins, op. cit., p. 111).

 

  



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 16h41
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





VINHAÇA POLUI RIO DE MONTE APRAZIVEL-SP

VINHAÇA POLUI RIO DE MONTE APRAZIVEL-SP

 

 Hoje a TV Tem noticias: 12 horas, nos informou de um triste acidente ecológico: a mortandade de peixes em um rio no município de Monte Aprazível-SP.

 

O rompimento de uma tubulação de uma USINA DE ALCOOL poluiu um rio de vinhaça matando peixes e outras espécies.  

 

Esse tipo de “acidente” é o que vem a tona, por meio da imprensa, moradores do local, mais um desastre ao meio ambiente causado por esse tipo de indústria. Mas poderemos notar que existem muitos outros que são camuflados pelos interesses econômicos e políticos (queimadas, por exemplo: Poluem e muitos animais são mortos, alem dos problemas respiratórios que causam a população) Os políticos nos amam!!!

 

Como disse em outra mensagem abaixo: “somente o apocalipse e o juízo final para separar o joio do trigo, só assim a natureza poderá ficar em paz com seus iguais”

 

Porque leis constitucionais não são respeitadas, leis ambientais descartadas, e a lei maior o desrespeito toda a criação de Deus com certeza já está nos levando a um horizonte sombrio...

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 17h58
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Mudanças climáticas e a Igreja da esperança

Mudanças climáticas e a Igreja da esperança

 

 

Leonardo Boff *

 

Adital -

Luiz Cláudio Costa é um eminente cientista brasileiro da Universidade Federal de Viçosa-MG que colaborou nos trabalhos de mudanças climáticas e seus impactos na agricultura da Organização Meteorológica Mundial da ONU. Participando do Encontro Fé e Política, que reuniu mais de cinco mil pessoas nos dias 10 e 11 de novembro, em Nova Iguaçu-RJ, coordenou uma plenária sobre aquecimento global. Quero transcrever aqui seu testemunho, pois nos traz uma reflexão que, concretamente, nos pode ajudar. Escreve ele:

"O Prêmio Nobel da Paz conferido ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e a Al Gore precisa nos levar a uma inquietação dinâmica e se transformar em ação-esperança de que é possível encontrar um novo modelo de vida, de desenvolvimento e construir estratégias para associar a necessidade e a vocação natural do homem ao desenvolvimento com a responsabilidade ecológica. Será que é possível mudar e encontrar novas maneiras de produção, de distribuição, de relacionamento com o próximo e com o ambiente? Se considerarmos somente a perspectiva de mercado estaremos, como enfatiza Leonardo Boff no Jornal do Brasil “ Construindo apenas uma Arca de Noé salvadora do sistema imperante, que escamoteia o cerne da questão, o próprio sistema, mas que não nos salvará do dilúvio...".

 

Durante o 6o Encontro de Fé e Política tive o privilegio de realizar uma reflexão técnica sobre o tema aquecimento global. Ai encontrei um jovem agricultor chamado Grenaldo Pinto, de Vermelho Novo, Minas Gerais. No dia seguinte à plenária, abordou-me Grenaldo: "Prof., eu preciso fazer alguma coisa na minha cidade para evitar o aquecimento global. O Sr. poderia mandar um CD com a sua apresentação para o padre da Paróquia de Vermelho Novo, a fim de que eu e ele possamos começar um trabalho de conscientização na comunidade?" E antes que eu respondesse esclareceu: "Professor, eu trabalho na enxada e devo precisar de cerca de dez dias do meu trabalho para pagar um CD deste...".

 

Após esse dialogo, eu que sempre tive confiança que a humanidade seria capaz de vencer o grande desafio do aquecimento global, passei a ter convicção. Refleti ainda sobre o nosso grande equivoco quando afirmamos que as mudanças climáticas foram causadas pela ação antrópica, ou seja, pela ação humana. Quanta injustiça para com o Grenaldo! As mudanças climáticas foram causadas por uma pequena parcela tão bem definidas por Ghandi: "A Terra tem o suficiente para o sustento de todos, mas não tem para a ganância de uns poucos." Mas, ao contrário, serão as ações antrópicas, de cidadãos engajados como Grenaldo que irão trazer a solução.

 

A união de informações cientificas, vontade política, competência técnica e a fé de cidadãos como Grenaldo e de tantos outros que encontrei durante o 6o Encontro nos trazem a certeza de que podemos refletir, agir e mudar os hábitos e os valores equivocados que hoje regem o planeta. Para Grenaldo e seus colegas de encontro, a fé é muito mais que dogmas, o rito muito mais que atos mecânicos, e o amor muito mais que uma verbalização poética, são instrumentos de ação e, portanto têm o poder de transformar". Muito bem dito.

 

Teólogo e professor emérito de ética da UERJ

FonteSITE ADITAL: http://www.adital.com.br/site/index.asp?lang=PT

 

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 17h53
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Eucaliptando – II O enigma da paixão pelas papeleiras

Eucaliptando – II  

O enigma da paixão pelas papeleiras

 

 ( Glauber Lima-Santana do Livramento-RS)

É mal de enigmas não se decifrarem a si próprios.

(...)

O enigma tende a paralisar o mundo.

(Carlos Drummond de Andrade)

 

                                                             

Existe um documento que é elucidativo a respeito dos verdadeiros interesses da tropa de choque da eucaliptagem: as prestações de contas dos candidatos às eleições do ano passado, registradas no Tribunal Superior Eleitoral. Ali se pode observar, por exemplo, que a então candidata ao governo do estado, Yeda Crusius, recebeu por vias legais módicos 825 mil reais e alguns quebrados das empresas de celulose. Isso significa um quarto do valor da sua milionária campanha de mais de três milhões e meio de reais. Imaginem o que deve ter entrado por fora, através do famoso caixa dois.

 

Já alguns dos deputados que hoje fazem a cruzada em prol do florestamento, tiveram parte de suas campanhas financiadas por essas empresas. O deputado Berfran Rosado, que publica panfletos e folders anunciando a redenção da Metade Sul através dos projetos dessas multinacionais, recebeu da Aracruz e da Votorantin cerca de 39 mil reais. Por sua vez, os deputados Vieira da Cunha (PDT), Edson Brum (PMDB), José Sperotto (PFL), Marco Peixoto (PP) e Pedro Wesphalen (PP), apenas para citar alguns, receberam 156 mil, quatrocentos e setenta e seis reais em doações.

 

Ao todo, as empresas doaram cerca de um milhão e meio de reais para 75 candidatos a deputado e governador na última eleição. Pelo menos em doações registradas no TSE. O que foi doado por fora, ninguém, além dos candidatos e alguns arrecadadores de dinheiro para as campanhas, jamais saberá. Mas pelo volume de estrutura de algumas candidaturas, percebe-se que não foi pouca coisa.

 

Essa é a chave do enigma. Esses valores explicam a paixão desenfreada da governadora e de alguns deputados pelas papeleiras. Além de ficarem com o rabo preso, não podendo criticá-las, sob o risco de terem esfregado na cara um documento provando que foram por elas financiados, preservam uma nobre relação para o futuro. Novas campanhas, novos financiamentos e novas cruzadas em defesa do Rio Grande.

 

Nisso estamos. O estado da federação que um dia foi o celeiro do país, caminha a passos céleres para se transformar em um deserto verde. E lamentavelmente a maioria do povo do Rio Grande, que habita um outro espaço geográfico que não o do pampa, sequer consegue compreender o que está em jogo.

 

O próximo passo das multinacionais será tentar derrubar no Congresso Nacional a lei que proíbe a compra de terras por empresas estrangeiras em áreas de até 150 Km de distância de linhas de fronteira. Sob a alegação de que essa é uma lei ultrapassada, do tempo da ditadura (1979), o deputado Nelson Proença (PPS) quer derrubá-la.

 

A lei ultrapassada é modesta se comparada a outras de países do centro do capitalismo mundial, em matérias relacionadas à soberania nacional. Perguntem ao deputado se ele tem conhecimento de como são as regras para aquisição de terras por estrangeiros no templo da economia de livre mercado, os Estados Unidos da América. Lá, em alguns estados, é preciso que o estrangeiro se naturalize, ou que resida no país há mais de cinco anos. Em outros casos, existe a obrigação do estrangeiro de elaborar relatórios das aquisições à Secretaria da Agricultura. Até mesmo o México, que foi saqueado pelo neoliberalismo à época de Vicente Fox e seus lacaios, possui uma lei que condiciona a compra de terras por estrangeiros a uma autorização dada pela Secretaria de Relações Exteriores.

 

Ao contrário do que afirma o ex-secretário de assuntos internacionais do governo Britto, a nossa lei é permissiva demais. Tanto que possibilitou que até 2001 o Rio Grande já tivesse 400 mil hectares de terras nas mãos de multinacionais da celulose.

 

De acordo com o projeto de futuro das três empresas que vieram para o estado, nos próximos anos teremos a pequena extensão de um milhão de hectares de terras do bioma pampa transformadas em deserto verde. Terras gaúchas que passarão a ser propriedade dos piratas da era moderna, em nome do progresso e do futuro do povo do Rio Grande. Esse é o “novo jeito de governar”.  

 

Blog do Glauber Lima-RS  http://glaubergulartelima.spaces.live.com/blog/



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 02h54
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Painel da ONU alerta para mudanças 'irreversíveis' no clima

Painel da ONU alerta para mudanças 'irreversíveis' no clima

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) concluiu nesta sexta-feira (16) seu relatório político sobre o estado do clima no planeta, alertando para impactos "irreversíveis" caso os governos não tomem medidas concretas contra o aquecimento global...

FONTE UOL NOTÍCIAS,LEIA MAIS...



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 14h20
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Celulose acirra tensão entre Argentina e Uruguai

MAIS UM PROBLEMA AMBIENTAL

 

Celulose acirra tensão entre Argentina e Uruguai

BUENOS AIRES - Além das brigas internas do gabinete, a presidente argentina eleita Cristina Kirchner se depara com uma situação regional incômoda. O problema é o Uruguai, país com o qual a Argentina mantém o pior conflito internacional desde a Guerra das Malvinas em 1982, contra a Inglaterra. O pivô do conflito é a fábrica de celulose da empresa finlandesa Botnia, instalada no município uruguaio de Fray Bentos, sobre o Rio Uruguai, que divide os dois países.

Os habitantes argentinos da fronteira com o Uruguai - que fazem piquetes sobre as pontes que ligam os dois países, com a condescendência de Kirchner - exigem o desmonte da fábrica. Eles afirmam que a fábrica causará uma catástrofe ambiental e econômica à região.

O governo uruguaio, por sua vez, se recusa a impedir o funcionamento da fábrica, que representa o maior investimento que o país já recebeu em toda a sua história. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Fonte: http://www.fronteiradapaz.com.br/

 



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 13h41
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Quimioterapia em Gaia

 Quimioterapia em Gaia(Planeta Terra)

Luiz Eduardo Cheida  - cheida@alep.pr.gov.br

 

 Desde a Antigüidade, navegadores buscaram passagem, ao norte, do Pacífico para o Atlântico. Em vão.  A grossa camada de gelo sob as águas jamais permitiu a concretização do sonho. O consolo, mesmo com a perda de milhares de vidas, foi abrir o Canal do Panamá. Daqui a poucos anos, entretanto, a passagem ao norte estará aberta. O degelo, que se processa com uma rapidez geológica estonteante, fará o serviço. Finalmente, a humanidade terá sua tão sonhada passagem ao norte.

 

A molécula de gás carbônico demora 1.800 anos para degradar-se no espaço. A concentração atual deste gás, na atmosfera, é de 400 ppm (parte por milhão), a maior em 650.000 anos. Cada ppm equivale a 2,1 bilhões de toneladas do gás. No ritmo atual, esta concentração dobra em 50 anos.

 

Níveis como este farão a temperatura média da Terra aumentar em até 6 graus Celsius, com tenebrosas conseqüências. Esta quantidade de gás não subiu sozinha. Nós a mandamos para lá.

 

O carbono que impede o calor solar de retornar ao espaço é resultado das atividades humanas. Fizemos a sujeira. Temos que limpar.

 

A tarefa mais imediata é a de trazer estes níveis para cerca de 380 ppm e mantê-los assim, ou menos, nos próximos séculos. Não se trata mais de estabilizar as emissões e sim, reduzi-las. Porém, enquanto alguns tentam isso, países como a China erguem uma termelétrica a carvão por semana! Os Estados Unidos construirão 280 delas nos próximos 30 anos! O uso do carvão, mais barato e acessível, disparou nos Estados Unidos, mesmo sabendo-se que ele, quando queimado, emite muito mais CO2. Fazer o quê? Entre preço e poluição, fica-se com o preço.

 

As reservas mundiais de petróleo, mesmo ao alucinante ritmo atual, não acabam antes de 100 anos. Mesmo depois de o petróleo acabar, há carvão no mundo para mais de 200 anos. Então, a depender das opções atuais, temos sujeira para mais de 300 anos.

 

A ONU projeta um aumento de 160% na demanda mundial por energia, nos próximos 30 anos. E ainda não há energia limpa o suficiente para prover de luz, calor e conforto as futuras gerações. Assim, quem quer filme de horror, sintonize o canal de nações como estas duas, verdadeiras pragas de gafanhotos. Por isso, não se trata mais de estabilizar as emissões e sim, reduzi-las.  É tarefa imediata. Não é tarefa gradual. Não é entrar na descendente das emissões de forma soft, ligth, slow-motion ou que porcaria venham a propor aqueles que ainda indagam se este negócio é sério ou se é mais uma armação dos países pobres para cima dos países ricos.

 

A fase de dúvidas já se encerrou. Continuar emitindo gases de efeito estufa nestas proporções, é reproduzir aquela conhecida condição onde o médico conta para o doente que ele tem câncer de pulmão e, em resposta, o paciente acende um cigarro, como que para combater o stress da notícia.

 

Por falar na doença, o paralelo não é de todo incorreto. Estamos diante da mais séria ameaça à estabilidade planetária. Reduzir as emissões pode significar privações. Mas, não é dessa forma que os médicos agem, diante de um doente que corre sérios riscos?  Nestas ocasiões, o tratamento é pouco simpático. O remédio, amargo demais. As recomendações, cruéis.

 

Segundo a hipótese de James Lovelock, a vida é um ser único, auto-regulador, chamado Gaia. Então, quimioterapia em Gaia! Vai cair os cabelos, dar ânsia de vômito, amarelar os olhos, empalidecer as bochechas? É ruim. Mas, melhora? Então, bem-vinda seja!

Fique frio, estamos juntos nessa.

************************************************************* 

-Luiz Eduardo Cheida é médico, deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná. Foi prefeito de Londrina, Secretário de Estado do Meio Ambiente, membro titular do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

 

É permitida a reprodução dos textos ou fazer "link" para eles no seu "website" desde que citada a fonte do(s) autor(es) e do portal EcoTerra Brasil www.ecoterrabrasil.com.br



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 11h30
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Marina vence e cana será proibida na Amazônia

Marina vence e cana será proibida na Amazônia

 Foto:Senado

BRASÍLIA - O zoneamento ambiental da cana-de-açúcar vai proibir o cultivo da planta na Região Amazônica e no Pantanal. O trabalho de zoneamento fica pronto em junho do ano que vem. A decisão, tomada na semana passada, foi o desfecho para o mais recente embate enfrentado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, depois que o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, admitiu a possibilidade da cultura da cana-de-açúcar nas áreas degradadas da Amazônia.



O veto foi uma decisão pragmática do governo. Ao mesmo tempo em que o aumento da produção de etanol é um dos projetos mais caros ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ameaça de que, pela primeira vez em três anos, o desmatamento na Amazônia pode ter voltado a crescer, assusta a quem tenta vender a idéia do Brasil como um País ecologicamente correto.



A última crise enfrentada pela ministra Marina Silva expôs, mais uma vez, a ambigüidade do governo quanto se trata de desenvolver o País e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente.



O primeiro embate, ainda em 2003, foi em torno do projeto que definiria como seria feita a liberação do plantio de transgênicos no País: enquanto a área agrícola queria liberar os organismos geneticamente modificados (OGMs), alegando que o Brasil iria ficar para trás na pesquisa e na economia, o Meio Ambiente queria tornar mais dura a legislação e ter o poder de veto. Marina perdeu, mas parcialmente, já que a liberação dos transgênicos ainda é um processo trabalhoso no País e pode, como aconteceu recentemente com o milho, ser barrado com ações na Justiça.



O segundo confronto, em relação à demora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em conceder licenças ambientais, fez com que boa parte do instituto e vários assessores de Marina perdessem seus cargos. A crise, fomentada pelo próprio presidente Lula - que passou a reclamar em público da demora - levou a uma reestruturação do Ibama, que foi dividido em dois para melhorar a fiscalização e a agilidade.



O fato de algumas commodities, como a soja, terem se valorizado no mercado de grãos faz com que o Brasil volte a enfrentar, pela primeira vez desde o Plano Nacional de Combate ao Desmatamento, em 2005, um mercado internacional aquecido. O panorama que se desenha poderá ser uma prova de fogo para o governo Lula e sua tentativa de manter uma imagem ecologicamente correta.



?A política do governo não é vocacionada para que se faça respeitar a legislação ambiental. É muito mais uma manifestação superficial, nas solenidades. É dirigida muito mais para a destruição?, acusa Sergio Leitão, diretor de políticas públicas da ONG Greenpeace. A ONG viu com preocupação os dados que mostram um aumento no desmatamento desse ano.
Fonte: http://ecofalante.terra.com.br/   



Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 21h17
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Número de visitas :

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 





VEJAM O NOVO BLOG

ALDEIA MUNDUS II



Clique nas Categorias:


Todas as mensagens

Meio ambiente e Natureza

Queimadas em canaviais.

Agua.

F o t o s-Vídeos/Opinião

Opinião/Notícias






Participe de várias

petições ao redor

do mundo:

 



   LINKS DO T E M P O:

Clima Estado São Paulo(UNESP-IPMET)    

Tempo Satélite

Monitoramento Umidade do ar: 

 

Instituto Nacional de Meteorologia

CLIMA TEMPO  


Cidades: Adolfo,Ubarana, José Bonifácio, Rio Preto, Araçatuba


SUDESTE:


SUL:


MEUS BLOGS:

Atitude Cristã:Caminho da Paz

Jesus Cristo:O Bom Pastor

Anunciar o Evangelion

São Francisco de Assis 

Aldeia Mundus:Meio Ambiente

Aldeia Mundus II 

Painel Geral 777 

Montanhas Azuis

Sintonia 777 

Caminho Franciscano 




Quem passou por aqui:



LINKS:












WWF alerta: valorizar a Natureza é o melhor meio de protegê-la





Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 SÃO FRANCISCO DE ASSIS
 ATITUDE CRISTÃ-José Bonifácio-SP
 SECRETARIA MEIO AMBIENTE-SP
 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
 CONAMA-Conselho Nacional do Meio Ambiente
 ONG WWF-Brasil
 GREENPEACE
 AMIGOS DA TERRA
 RIVALDO R. RIBEIRO: OPINIAO MONOCULTURA CANA DE AÇUCAR-2006
 FOLHA ONLINE
 FOLHA ONLINE-AMBIENTE
 S.O.S. Mata Atlântica
 **LINK-Lei da Natureza
 **I B A M A-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 INICIATIVA VERDE- Carbon Free
 DIARIOWEB-Meio Ambiente
 FUMAÇA SOBRE A SAÚDE-Portal Unesp
 Impacto da queimada da cana(Açúcar ético)
 INSTITUTO ROMÃ.(Fundada pelo renomado educador naturalista Joseph Cornell )
 INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
 Ambiente Brasil-Portal ambiental
 O QUE FAZER COM O LIXO
 TRIBUTO A CIDADANIA
 PORTAL DO VOLUNTÁRIO
 INSTITUTO SOCIO AMBIENTAL
 Ipê-Instituto de Pesquisas Ecológicas
 O QUE É EDUCA REDE?
 DE OLHO NOS MANANCIAIS
 OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
 FUNDAÇÃO MOKITI OKADA
 MEIO AMBIENTE BRASIL
 O QUE FAZER COM O LIXO
 SOCIEDADE PESTALOZZI DE SÃO PAULO
 ENVOLVERDE
 CENTRO CLIMA- Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
 FAUNA BRASIL-O portal da fauna brasileira
 ECOTERRA
 CLICK ARVORE
 I B G E::Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
 DIÁRIO DE BIOLOGIA
 BOTÂNICA ONLINE
 ADITAL-Noticias da America Latina e Caribe
 BBC-Brasil
 Ecodebate-Cidadania e Meio ambiente
 CPT-Comissão Pastoral da Terra
 CONSCIÊNCIA
 L I X O Z E R O
 ROTA BRASIL OESTE
 ARVORES DO BRASIL
 ARVORES- ESALQ-USP
 PEA-Projeto Esperança Animal
 ONG ECOPRESS-Agencia de noticias ambientais.
 APASFA-Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis
 Energia Eólica- Tecnologia
 ANA - Agencia Nacional de Águas
 CIENCIA EM DIA-Blog.da Folha-Marcelo Leite
 P E A -Projeto Esperanca Animal
 CATALOGO SUSTENTÁVEL (PRODUTOS E SERVIÇOS)
 HISTORIANET, a nossa historia
 INSTITUTO ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social
 ISA::Instituto Socioambiental
 MERCADO ÉTICO-Portal sobre sustentabilidade
 Catálogo de fraudes na internet
 IDEC-Parceiro do Consumidor
 Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção
 SOS FAUNA -Brasil
 OLHAR ECOLOGICO:(Blog editado por Frei Pilato Pereira)
 ECOLOGIA & ESPIRITUALIDADE
 Portal AprendiZ
 GeoMundo:paixão pela Geografia
 SUIPA-SOCIEDADE UNIÃO INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS.
 PRIMEIRO CARRO-(Como tudo comecou)
 PLANETA TURISMO
 ASSOC. RECICLADORAS DE PAPEL
 EXCELÊNCIAS (Informações sobre parlamentares brasileiros)
 IMAZON-Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.
 UNIVERSIDADE DA ÁGUA
 ADOTE UM FOCINHO- "Cada vez que você compra um filhote, morre um animal na carrocinha ou num abrigo."
 UOL CIÊNCIA E SAÚDE-AMBIENTE
 RENABIO-Rede Nacional de Biomassa Para Energia.
 INSTITUTO AKATU
 PROJETO MUNICIPIO VERDE -SP
 GREENPEACE BLOG
 MINISTÉRIO DO TURISMO-O portal Brasileiro do Turismo
 OUTRA AGRICULTURA-Agricultura de verdade,comida de verdade e meio ambiente por inteiro.
 ACMedia - Associação Portuguesa de Consumidores dos Media
 EcoWorld-The Global Environmental Community...
 CIÊNCIA HOJE-On-Line
 A V A A Z.ORG-O mundo em ação
 ECOLMEIA-Ecologia,Meio Ambiente e Reciclagem
 Dr. Américo Canhoto(Ecologia, palestrante, Médico Homeopatia e os florais de Bach)
 ENSP-Escola Nacional Saúde Pública
 FUNDAÇÃO GAIA
 Ondas3-Blogue de Portugal sobre temas ambientais
 GMWatch
 REPÓRTER BRASIL-Combate ao Trabalho Escravo,Jornalismo Social e Comunicação Comunitária.
 CIMI-Conselho Indigenista Missionário.
 GLOBO AMAZÔNIA-
  Meio Ambiente:Informações sobre preservação ambiental-UOL ciência e saúde.
 A CARTA DA TERRA EM AÇÃO
 MAPA DA INJUSTIÇA AMBIENTAL E SAÚDE NO BRASIL
 Rede Brasileira de JUSTIÇA AMBIENTAL
 Press Centre/GREENPEACE INTERNACIONAL
 QUEIMADAS NOS CANAVIAIS: SCIELO BRASIL-Saúde e Sociedade
 CETESB-Centro Tecnológico de Saneamendo Básico:Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
 MPF- CARNE LEGAL
 UDOP-União dos Produtores de Bioenergia
 GAIA-Justiça ecologica e social
 SIGAM - Sistema Integrado de Gestão Ambiental
 LICENCIAMENTO AMBIENTAL
 AÇUCAR ÉTICO:respeito ao homem e meio ambiente
 ONU-Nações Unidas no Brasil
 ONU VERDE-O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente?
 REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO - SES/SP
 BRASILAGRO-Informações para você ter opinião.
 SOS Rios do Brasil-Educação ambiental e preservação hídrica.
 DICAS PARA BLOG



CONTATO


 






“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Art.225 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988


HISTÓRICO:
Escolha o período para ler as mensagens arquivadas: