(((o))) ALDEIA MUNDUS-(Rivaldo R. Ribeiro:José Bonifácio-SP)-Nature and Environment




Você sabe qual a importância de uma árvore?

Artigo de Rafael Morais Chiaravalloti e Luciani Maria Vieira Rocha

 

 ARVORE-Foto: Kleber Ribeiro-blog ALDEIA MUNDUS.

 Obs. Foto : colaboração de Kleber A. Ribeiro

 

[EcoDebate] As árvores são um dos organismos mais incríveis que existem na Terra. Por ficarem paradas, elas apresentam mais variações do que qualquer outro tipo de organismo. Assim, diante de uma modificação no ambiente, elas não podem se mover para algum lugar mais harmônico, e, a longo prazo, modificações começam a surgir para se adaptarem. Por exemplo, para se proteger contra fungos e bactérias, surgiu na árvore salgueiro uma substância chamada salicina. E como ela, milhares de outras substâncias e adaptações também foram aparecendo.

A importância dessas substâncias para nossa vida é que a partir delas podemos elaborar novos produtos farmacêuticos. A salicina, por exemplo, foi a base para a elaboração da aspirina. Já a Mirta, rosa de Madagascar, é usada para o tratamento de leucemia e o Teixo do Pacífico no tratamento de câncer de ovário. Além disso, essas substâncias também são constantemente usadas para a elaboração de cosméticos, como a essência do perfume Chanel n° 5, que é proveniente da árvore da Amazônia Pau-rosa.

Mas a importância das árvores para o equilíbrio do planeta vai mais longe. Embora com uma grande variedade, elas apresentam uma característica comum: todas fazem UOL Busca fotossíntese. O que significa dizer que durante o dia elas absorvem radiação solar e gás carbônico e liberam oxigênio e água. Pensando que nossa respiração é o contrário desse processo (respiramos oxigênio e liberamos gás carbônico), fica fácil entender a importância de uma árvore para a nossa sobrevivência. No entanto, o ponto forte desse mecanismo não é apenas a produção do oxigênio, mas também a liberação de água.

 

Na Amazônia, por exemplo, a quantidade de água proveniente das árvores é tão grande que regula as chuvas de quase todo o mundo. Porém, mais uma vez, não precisamos ir tão longe, pois as árvores das áreas urbanas também têm um papel muito importante.

O uso da vegetação é sempre apontado por vários pesquisadores como uma importante estratégia para amenização da temperatura do ar nas cidades, relacionada ao controle da radiação solar, ventilação e umidade relativa do ar. Um dos benefícios do uso da vegetação é a absorção de grande quantidade de radiação solar, emitindo uma quantidade menor de calor que qualquer superfície construída, por consumirem a maior parte da energia para sua sobrevivência. Além disso, as árvores oferecem menor resistência à dissipação do calor sob suas copas, garantem uma ação de descontaminação atmosférica e proporcionam sombra para os pedestres caminharem nos passeios durante o dia.

Um dos estudos pioneiros feitos na cidade de São Paulo confirmou, em 1985, que as áreas urbanas com maior adensamento de prédios altos promoviam maior acúmulo de calor enquanto as áreas urbanas com maior cobertura vegetal e presença de árvores contribuíam para a perda de calor mais rapidamente[1]. De lá para cá, diversas pesquisas em várias cidades no mundo e no Brasil, continuam confirmando esses resultados.

Também em UOL Busca São José do Rio Preto, uma cidade média no interior paulista conhecida pelo calor intenso, ficou muito claro que, principalmente no período noturno, há enorme vantagem no uso das árvores como elementos importantes na conformação das cidades. Na comparação das temperaturas do ar entre dois trechos de uma avenida de fundo de vale, um ocupado com prédios altos e outro com margens arborizadas, foram encontradas diferenças de até 3°C2.

Apesar do desconforto térmico, ainda não se percebe a conveniência de se plantar mais árvores na cidade. Se as árvores pudessem se mover, provavelmente sairiam correndo.

 

* Rafael Morais Chiaravalloti é biólogo e autor do livro “Escolhas Sustentáveis” (Editora Urbana).

*Luciani Maria Vieira Rocha é mestre em planejamento urbano e pesquisadora da Universidade Paulista – UNIP

Notas:
[1] LOMBARDO, Magda. O Clima e a Cidade. Encontro Nacional do Ambiente Construído. ANTAC, p. 59 – 62, Salvador, 1997.
[2] ROCHA, L.M.V.; SOUZA, L.C.L. Contribuição da vegetação e permeabilidade do solo para o ambiente térmico em avenidas de fundo de vale. XI ENCAC, VII ELACAC, Búzios, 2011

Colaboração de Kelly Andrade, para o EcoDebate, 25/10/2011

 

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

 

Fonte: PORTAL ECODEBATE-Cidadania e Meio Ambiente  



Categoria: Meio ambiente e Natureza
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 16h45
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 
 

A rua mais bonita do mundo.

 

Na cidade de UOL Busca Porto Alegre, Rio Grande do Sul-Brasil, existe uma rua que foi fonte de muito debate e causou sem exageros comoção nas pesssoas que amam a natureza e a vida, pois queriam modificá-la retirando todas as árvores nela existentes muitas delas centenárias, esse sacrificio criminoso seria  por causa da Copa do Mundo 2014 e para construir um estacionamento no local.

 

Mas a população reagiu criando o movimento “Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

- RESISTIR É PRECISO!”que repercutiu em vários meio de comunicação, sites e blogs. Eles também criaram seu próprio blog   http://goncalodecarvalho.blogspot.com onde difundem os pontos de encontro social da rua e noticias da luta pela  preservação da

 UOL Busca Rua mais bonita do mundo.  

 

Trata-se da Rua Gonçalo de Carvalho situada na cidade de Porto Alegre (Brasil), a qual foi decretada como Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre, a 5 de Junho de 2006. Por causa do manifesto o projeto absurdo foi adiado.

 

 

O trecho abaixo foi extraído do post  dia 24/09/11 do blog “Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho - RESISTIR É PRECISO!”

 

(Depois da Gonçalo de Carvalho, outras ruas da cidade já foram declaradas como "Áreas de Uso Especial" pelo executivo municipal. Isso teria prejudicado a cidade em algo? É lógico que não!

Graças aos "Amigos da Gonçalo", hoje em muitos lugares do planeta, a cidade de Porto Alegre não é conhecida no exterior apenas por seus dois grandes clubes de futebol, alguns esportistas destacados, pelo Fórum Social Mundial, alguns grandes nomes da Arte e Cultura e pela implementação do Orçamento Participativo.

 

Também é citada como a bela e verde cidade onde existe uma rua que é considerada por muitos como "A Mais Bela do Mundo", em virtude da beleza de suas árvores e pela árdua luta por sua preservação.

 

Gente, isso é ruim?

 

Ser admirado e elogiado tanto no Brasil como no exterior e virar destaque nos principais veículos de nossa imprensa faz mal para a cidade? Não podemos acreditar que seja por "inveja", pois um dos integrantes do Movimento e administrador do Blog não mora e nunca morou na Rua Gonçalo de Carvalho. Por favor, prefeito e vereadores, as árvores das ruas não pertencem a quem mora nelas, pertencem a todos nós.)

 

Leia mais  no link do post...

http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2011/09/smam-adverte-arvores-fazem-mal-copa-do.html

 

Página do blog  sobre a rua Gonçalo de Carvalho:

http://goncalodecarvalho.blogspot.com 

 


 

 

Praça Sebastião Pereira Lima (Jardim Novo)-José Bonifacio-SP.

 

A nossa praça também poderia ter o mesmo destino, não seria difícil transformá-la num lugar que elevaria o conceito do Bairro e da cidade de José Bonifacio.

 

Basta conservá-la e reestruturar a sua jardinagem e arborização.   Mas será que temos a mesma consciência social e ecológica como nossos irmãos do sul?  Acredito que sim. Qual o  cidadão não quer ter orgulho da cidade onde escolheu para viver?

 

Nas fotos abaixo tive o cuidado de excluir os quiosques para que notem a diferença: Os quiosques despersonificam a jardinagem e paisagem, a praça perde a sua indentidade de praça.

 

 

 

 

Vejam abaixo uma comparação de fotos :

Fotos: Jardim Novo e Rua Gonçalo de Carvalho, Porto Alegre-RS

 

 

 

Veja no link abaixo mais fotos e vídeos sobre esse assunto, as fotos no blog ALDEIA  II pode ser ampliadas: 

 

http://aldeia-mundus777.blogspot.com/2011/10/rua-mais-bonita-do-mundo.html 

 

 

 



Categoria: Meio ambiente e Natureza
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 00h36
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 

PODAS DE ÁRVORES...

Existem algumas árvores (fotos abaixo) na av. Joaquim Moreira, próximo a Associação Atlética do Banco do Brasil (BB), aqui em José Bonifácio (SP) com podas recentes.

 Achei que estava vendo uma miragem, pois a maioria das árvores de José Bonifácio-SP, estão sendo podadas incorretamente.

 Nessas fotos está um bom exemplo como devemos tratar nossas amigas, as podas devem ser feitas eliminando os galhos doentes e os que não estão à vista do sol para que a UOL Busca fotossíntese funcione bem (produção de açucares=alimento).

 Os galhos que ficam a sombra funcionam como parasitas, pois consome sem produzir a seiva comum a toda a planta, portando devem se suprimidos junto com os galhos doentes e já secos.

 Os galhos que recebem diretamente luz do sol ficam dessa forma responsáveis por toda produção de alimentos (seivas) que planta necessita.

Assim o ato de suprimir os galhos de uma árvore nunca deve ser aleatoriamente, deve seguir as técnicas de podas para que  todos os galhos recebam a mesma intensidade de luz, se NÃO o fizer irá causar desequilíbrio na UOL Busca fotossíntese nessa planta. Comprometendo a produção de alimentos (UOL Busca seivas da planta) que a planta necessita. E essa produção desigual da seiva enfraquece a planta favorecendo a incidência de doenças, UOL Busca necroses dos galhos, tronco e a morte.

 "Vamos fazer uma experiência simples: cubram uma planta com uma lona escura e veja o que acontece, mesmo que ela seja irrigada não irá sobreviver. Isso porque todos os galhos dessa planta necessitam da luz para UOL Busca fotossíntese."

 A poda mesmo que seja feita do modo correto pode trazer outro malefício à planta, se no ato da supressão dos galhos não for feito com instrumentos afiados ou agindo modo desastrado venha causar fissuras e rachaduras profundas no tronco da planta, isso vem tirar a chance de defesa microbiano dessa planta.

 Concluindo como todos os seres vivos as plantas também necessitam de muito cuidado e carinho, para que se tornem indivíduos saudáveis e com muita beleza.

 Quem não exige o bom corte de cabelo?

 Clique no link abaixo e vejam um estudo que encontrei no site da Secretaria do Meio ambiente do Estado de São Paulo sobre o assunto.

 

 Veja mais sobre PODA clicando aqui.

Árvores podadas corretamente:

 

 

 

 

 

 

FOTO RIVALDO R. RIBEIRO

 

 

 

 

VEJAM MAIS FOTOS NO BLOG:

 

 

http://painel-mundus777.blogspot.com/2011/10/podas-de-arvores.html

 

 



Categoria: F o t o s-Vídeos/Opinião
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 02h35
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 
 

São José do Rio Preto e Araçatuba estão entre as piores cidades do mundo em qualidade do ar.

 

A TV-TEM noticiou (29/09/11) que as cidades de UOL Busca São José do Rio Preto e UOL Busca Araçatuba (SP) estão entre as cidades com a pior qualidade do ar do mundo.

Num levantamento feito pela UOL Busca OMS - Organização Mundial da Saúde perdendo por grandes centros como Tóquio, Berlim e Nova York.

E por grandes centros industrializados no Brasil como São José dos Campos

 

Isso era de se prever, eu examino os céus da nossa região a cerca de quatro anos. Ele se apresenta cada vez mais cinzento e com as tardes avermelhadas.

 

A poluição urbana nas grandes cidades é uma das causas dessa qualidade ruim do  ar, mas é das queimadas nos canaviais que pode estar a principal fonte da poluição do ar nessas regiões.

 

Temos demonstrado isso ao longo desses anos com fotos da atmosfera e do horizonte onde sempre fotografamos os cogumelos das fumaças nas queimadas nos canaviais.

 

Um desastre ambiental que nunca foi considerado pelas autoridades, pois atinge toda a natureza: a flora e a fauna onde é contabilizado centenas de animais mortos ou feridos durante as safras. 

 

 

Fotos feitas no município de José Bonifácio-SP próximo a São José do Rio Preto (SP).  Assim poderemos concluir que não é apenas a cidade de São José do Rio Preto e sim toda região circunvizinhas está sento afetada pela má qualidade do ar, visto que a poluição se origina nas fazendas de cana de açúcar cultivada em toda região. 

 

Por do Sol  com nuvens avermelhadas pelos gases da poluição na atmosfera, imagem feita a partir da UOL Busca rodovia estadual SP-425, que atravessa o município de José Bonifácio (SP):

 

 

 

Foto:Rivaldo R.Ribeiro

 

Depois coloquei minha câmera na direção de José Bonifácio-SP, vejam a cidade coberta pela poluição atmosférica:

Foto: Rivaldo R.Ribeiro

 Vejam mais clicando aqui:

 



Categoria: Opinião/Notícias
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 17h33
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Número de visitas :

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 





VEJAM O NOVO BLOG

ALDEIA MUNDUS II



Clique nas Categorias:


Todas as mensagens

Meio ambiente e Natureza

Queimadas em canaviais.

Agua.

F o t o s-Vídeos/Opinião

Opinião/Notícias






Participe de várias

petições ao redor

do mundo:

 



   LINKS DO T E M P O:

Clima Estado São Paulo(UNESP-IPMET)    

Tempo Satélite

Monitoramento Umidade do ar: 

 

Instituto Nacional de Meteorologia

CLIMA TEMPO  


Cidades: Adolfo,Ubarana, José Bonifácio, Rio Preto, Araçatuba


SUDESTE:


SUL:


MEUS BLOGS:

Atitude Cristã:Caminho da Paz

Jesus Cristo:O Bom Pastor

Anunciar o Evangelion

São Francisco de Assis 

Aldeia Mundus:Meio Ambiente

Aldeia Mundus II 

Painel Geral 777 

Montanhas Azuis

Sintonia 777 

Caminho Franciscano 




Quem passou por aqui:



LINKS:












WWF alerta: valorizar a Natureza é o melhor meio de protegê-la





Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 SÃO FRANCISCO DE ASSIS
 ATITUDE CRISTÃ-José Bonifácio-SP
 SECRETARIA MEIO AMBIENTE-SP
 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
 CONAMA-Conselho Nacional do Meio Ambiente
 ONG WWF-Brasil
 GREENPEACE
 AMIGOS DA TERRA
 RIVALDO R. RIBEIRO: OPINIAO MONOCULTURA CANA DE AÇUCAR-2006
 FOLHA ONLINE
 FOLHA ONLINE-AMBIENTE
 S.O.S. Mata Atlântica
 **LINK-Lei da Natureza
 **I B A M A-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 INICIATIVA VERDE- Carbon Free
 DIARIOWEB-Meio Ambiente
 FUMAÇA SOBRE A SAÚDE-Portal Unesp
 Impacto da queimada da cana(Açúcar ético)
 INSTITUTO ROMÃ.(Fundada pelo renomado educador naturalista Joseph Cornell )
 INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
 Ambiente Brasil-Portal ambiental
 O QUE FAZER COM O LIXO
 TRIBUTO A CIDADANIA
 PORTAL DO VOLUNTÁRIO
 INSTITUTO SOCIO AMBIENTAL
 Ipê-Instituto de Pesquisas Ecológicas
 O QUE É EDUCA REDE?
 DE OLHO NOS MANANCIAIS
 OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
 FUNDAÇÃO MOKITI OKADA
 MEIO AMBIENTE BRASIL
 O QUE FAZER COM O LIXO
 SOCIEDADE PESTALOZZI DE SÃO PAULO
 ENVOLVERDE
 CENTRO CLIMA- Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
 FAUNA BRASIL-O portal da fauna brasileira
 ECOTERRA
 CLICK ARVORE
 I B G E::Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
 DIÁRIO DE BIOLOGIA
 BOTÂNICA ONLINE
 ADITAL-Noticias da America Latina e Caribe
 BBC-Brasil
 Ecodebate-Cidadania e Meio ambiente
 CPT-Comissão Pastoral da Terra
 CONSCIÊNCIA
 L I X O Z E R O
 ROTA BRASIL OESTE
 ARVORES DO BRASIL
 ARVORES- ESALQ-USP
 PEA-Projeto Esperança Animal
 ONG ECOPRESS-Agencia de noticias ambientais.
 APASFA-Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis
 Energia Eólica- Tecnologia
 ANA - Agencia Nacional de Águas
 CIENCIA EM DIA-Blog.da Folha-Marcelo Leite
 P E A -Projeto Esperanca Animal
 CATALOGO SUSTENTÁVEL (PRODUTOS E SERVIÇOS)
 HISTORIANET, a nossa historia
 INSTITUTO ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social
 ISA::Instituto Socioambiental
 MERCADO ÉTICO-Portal sobre sustentabilidade
 Catálogo de fraudes na internet
 IDEC-Parceiro do Consumidor
 Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção
 SOS FAUNA -Brasil
 OLHAR ECOLOGICO:(Blog editado por Frei Pilato Pereira)
 ECOLOGIA & ESPIRITUALIDADE
 Portal AprendiZ
 GeoMundo:paixão pela Geografia
 SUIPA-SOCIEDADE UNIÃO INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS.
 PRIMEIRO CARRO-(Como tudo comecou)
 PLANETA TURISMO
 ASSOC. RECICLADORAS DE PAPEL
 EXCELÊNCIAS (Informações sobre parlamentares brasileiros)
 IMAZON-Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.
 UNIVERSIDADE DA ÁGUA
 ADOTE UM FOCINHO- "Cada vez que você compra um filhote, morre um animal na carrocinha ou num abrigo."
 UOL CIÊNCIA E SAÚDE-AMBIENTE
 RENABIO-Rede Nacional de Biomassa Para Energia.
 INSTITUTO AKATU
 PROJETO MUNICIPIO VERDE -SP
 GREENPEACE BLOG
 MINISTÉRIO DO TURISMO-O portal Brasileiro do Turismo
 OUTRA AGRICULTURA-Agricultura de verdade,comida de verdade e meio ambiente por inteiro.
 ACMedia - Associação Portuguesa de Consumidores dos Media
 EcoWorld-The Global Environmental Community...
 CIÊNCIA HOJE-On-Line
 A V A A Z.ORG-O mundo em ação
 ECOLMEIA-Ecologia,Meio Ambiente e Reciclagem
 Dr. Américo Canhoto(Ecologia, palestrante, Médico Homeopatia e os florais de Bach)
 ENSP-Escola Nacional Saúde Pública
 FUNDAÇÃO GAIA
 Ondas3-Blogue de Portugal sobre temas ambientais
 GMWatch
 REPÓRTER BRASIL-Combate ao Trabalho Escravo,Jornalismo Social e Comunicação Comunitária.
 CIMI-Conselho Indigenista Missionário.
 GLOBO AMAZÔNIA-
  Meio Ambiente:Informações sobre preservação ambiental-UOL ciência e saúde.
 A CARTA DA TERRA EM AÇÃO
 MAPA DA INJUSTIÇA AMBIENTAL E SAÚDE NO BRASIL
 Rede Brasileira de JUSTIÇA AMBIENTAL
 Press Centre/GREENPEACE INTERNACIONAL
 QUEIMADAS NOS CANAVIAIS: SCIELO BRASIL-Saúde e Sociedade
 CETESB-Centro Tecnológico de Saneamendo Básico:Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
 MPF- CARNE LEGAL
 UDOP-União dos Produtores de Bioenergia
 GAIA-Justiça ecologica e social
 SIGAM - Sistema Integrado de Gestão Ambiental
 LICENCIAMENTO AMBIENTAL
 AÇUCAR ÉTICO:respeito ao homem e meio ambiente
 ONU-Nações Unidas no Brasil
 ONU VERDE-O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente?
 REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO - SES/SP
 BRASILAGRO-Informações para você ter opinião.
 SOS Rios do Brasil-Educação ambiental e preservação hídrica.
 DICAS PARA BLOG



CONTATO


 






“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Art.225 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988


HISTÓRICO:
Escolha o período para ler as mensagens arquivadas: