(((o))) ALDEIA MUNDUS-(Rivaldo R. Ribeiro:José Bonifácio-SP)-Nature and Environment




 
 

 O TAMANDUÁ(Queimadas nos canaviais)

O TAMANDUÁ(Queimadas nos canaviais)

De: Rivaldo R.Ribeiro-José Bonifácio-SP


Um UOL Busca tamanduá andava pelo seu mundo, entre árvores, galhos, flores, frutos e as formigas... Sempre foi assim, ninguém os incomodava, olhava as planícies, fugia de seus inimigos naturais, assim tocava sua vida instintivamente...

Certo dia veio um monstro de aço foi derrubando arvores, arbusto, afugentando animais, pássaros, até uma construção que ajudava a contar a história do lugar foi ao chão. Assim o nosso tamanduá e outros animais expulsos das suas moradas foram para outros capões de mato, e por lá eles ficaram....

A planície vermelha da terra revirada com o tempo foi ficando verde com aquelas plantas estranhas que nasciam rapidamente. O tamanduá olhava desconfiado, mas ficava por ali mesmo. Enquanto isso outros animais já se haviam aventurado por lá, até que era bom!!!

Assim certo dia o tamanduá resolveu entrar acompanhado de seu filhote no meio daquela nova vegetação estranha, quando de repente percebeu que havia fumaça e labaredas de fogo por todos os lados, olhou para seu filhote desesperado, uma lebre correu rapidamente para dentro do fogo se contorceu alguns minutos e morreu. Logo outro animal morria emitindo gritos horríveis, por todos os lados viam-se desespero e morte... O tamanduá aflito para salvar seu filhote olhou para o céu queria ver a direção da fumaça, mas o vento também confuso fazia redemoinhos e nada definia...

 

Alguns pássaros conseguiam levantar vôo, mas outros eram engolidos pelas labaredas e o calor insuportável: morriam como se fossem folhas secas...               

O fogo foi aproximando rapidamente... Seu filhote olhou para o lado e o seu instinto de luta pela sobrevivência o fez pular no fogo e sumiu. O tamanduá no meio daquele inferno de fogo e fumaça corria atordoado para todos os lados, até que viu uma saída aonde o fogo já havia passado com sua destruição.

 Naquele rastro negro: aves, tatus, outros animais, todos mortos, entre eles um pequeno tamanduá que parecia seu filhote, mas estava deformado, contorcido, e não havia mais aquele cheirinho que todos sentem pelas suas crias que pudesse o identificar, tudo era cinza com aquele odor horrível do fogo. E ele cambaleante saiu fora dali com muita dor por causa das queimaduras e pela tristeza da morte de seu filhote.

Sozinho e aturdido tomou a estradinha, foi caminhando devagar com muita dificuldade, olhou para trás e via uma densa nuvem de fumaça que tomava conta do céu, quantos companheiros foram incinerados naquele dia??

 

 Enquanto caminhava  ele foi se aproximando de um sítio, os cães latiam, mas ele não teve medo, não sabia por quê?Talvez fosse a dor lancinante que sentia por causa das queimaduras. Perto da cerca os cães o acuavam... Nesse instante apareceu por ironia um homem jovem que o acolheu, colocou num pequeno cercado e depois outros homens o levaram para que fosse tratado das suas feridas e traumas...(?????)



Categoria: Queimadas em canaviais.
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 00h58
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 
 

Riacho Cerradão-José Bonifácio-SP

"A agua é um patrimônio do homem , poluí-la é um crime contra  a humanidade"

Na primeira foto o LUXO nos veículos estacionados...

Mas o LIXO origem no LUXO, corre embaixo e leva consigo a VIDA...

Riacho Cerradão-foto Rivaldo R.Ribeiro

 



Categoria: Meio ambiente e Natureza
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 00h47
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





As arvores situadas na Rua 07 de setembro,em frente à Fundação Oswaldo Bertazoni, estão precisando de cuidados. 

 

Por:  UOL Busca Rivaldo R. Ribeiro 

 

Eu sempre tive por opção em publicar nos meus blogs artigos sobre meio ambiente e natureza de outros sites que dão essa autorizao de reproduzi-los, ou escrever sobre o problema ambiental no mundo, incluindo ai as queimadas nos canaviais que de forma contundente influi no clima por causa dos gases que essas queimadas acumulam na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.

 

Mas à medida que meu site foi se tornando conhecido por aqui, alguns amigos me indagavam porque não escrever sobre José Bonifacio? Porque aqui também havia muitas agressões ao meio ambiente e na natureza. Faltava e falta muita conscientização sobre as causas ambientais.

 

Assim sendo, já há algum tempo um amigo vem me falando sobre as arvores situadas a Rua 7 de setembro, em frente à Fundação de Ensino Oswaldo Bertazoni.

 

Hoje 24/07/2011 eu fui lá ver de perto, fiquei desolado pelo que vi.   

 

Se não forem recuperadas com urgência logo estarão condenadas, por causa do maltrato nas podas, troncos corroídos aparentemente por cupins. Conforme demonstra as fotos abaixo.

 

Eu sou contra o reflorestamento no estágio climático que estamos vivendo, porque muitas espécies levam cerca de 20 a 30 anos para chegarem ao tamanho equivalente a sua espécie. Para que não haja um mal entendido esclareço que devemos sim, plantar novas arvores, novas florestas, mas não acredito no reflorestamento pois se trata da reposição de uma area devastada e já modificada  por essa agressão.

Assim o clima ira permitir que elas desenvolvam normalmente?

Não poderiam atrofiar por falta de adaptação ao novo clima?

 

Dessa forma precisamos preservar e não destruir com a promessa do reflorestamento, proteger as espécies que já estão crescidas para tentar frear o aquecimento global e a mudança drástica do clima. 

  

Mas parece que isso não é o que acontece tanto por aqui como lá na Amazônia, as empresas predadoras destroem com promessa do reflorestamento. Dará certo? A natureza é soberana, ela não aceita que o homem interfere na sua ordem natural, pois se assim continuar todo o UOL Busca ecossistema irá desmoronar como um castelo de cartas... 

 

As arvores vistas de longe parecem saudáveis,

mas de perto:

 

Foto:Rivaldo R.Ribeiro

 

 

 Vejam o tronco no destaque:

Foto:Rivaldo R.Ribeiro

 

 

Vejam um ninho de cupins:

 

Foto:Rivaldo R.Ribeiro

 

Vejam mais fotos no link abaixo 

http://painel-mundus777.blogspot.com/2011/07 

 

 

 

 



Categoria: Meio ambiente e Natureza
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 00h19
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 

 José Bonifácio-SP sofre de novo com o SUFOCO das queimadas nos canaviais:

 A irresponsabilidade continua...!  

Hoje, dia 16/07/2011 eu dirigia pela Avenida Campos Sales na cidade de José Bonifacio-SP quando notei que sol escurecia, mas era um dia sem nuvens. Estamos vivendo um tempo seco, a chuva foi embora...  

Segundo o SIGAM - Sistema Integrado de Gestão Ambiental - SMA/CBRN a umidade relativa do ar nesse dia 16/07/2011 foi de apenas 25% (Região administrativa de São Jose do Rio Preto-SP.)

 Olhei para o horizonte e vi a causa: novamente a maldição das queimadas da palha da cana ou queimadas nos canaviais. O Sufoco estaria recomeçando...  

As pessoas já sofrem com o clima árido, o cheiro ardido destas queimadas que infelizmente jamais ficaremos livres, mesmo que cumpram as leis, proibição por causa da umidade do ar, mesmo que haja mortes de animais e de pessoas.  Mesmo que mecanizem as lavouras. Os incêndios irão ocorrer, pois é uma cultura altamente inflamável que somando com o clima seco fatalmente isso irá sempre acontecer. 

O nosso horizonte de uma região próspera agora está vendo o retrocesso.  

Campos que antes eram verdes e enchia nossos olhos com plantações de arroz, milho, café, algodão, criação de gado, agora domina a cultura feia e nociva da cana de açúcar, que alem de poluir a atmosfera com suas queimadas já vem contaminando o aguifero guarani uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo com uso excessivo de agrotóxico. UOL Busca Aquifero Guarani e a Monocultura cana de açucar

O governo perde tempo em não planejar um zoneamento agrícola para o Estado de São Paulo, pois tem uma grande densidade demográfica justamente onde concentra a monocultura da cana de açúcar que coincidentemente é um fator negativo a saúde dessa mesma população.  

Agora à noite o ar está irrespirável, as luminárias dos postes estão ofuscadas pela fumaça escondida pela noite, sofremos com isso... Cadê as autoridades que elegemos para nos defender? Cadê a justiça que confiamos?  Até quando ficaremos aqui como cordeiros à espera das enfermidades que essa poluição possa causar.

Antes que sejamos tosquiados temos uma das maiores armas que a democracia ainda nos permite: eleger realmente quem nos quer bem. Se isso não for possível, cabe apenas devolver o mesmo tratamento que os políticos nos impõem, jogar nosso voto na lata do lixo...   

Queimadas canaviais-José Bonifácio-SP

Veja mais fotos , clique aqui:

ALDEIA MUNDUS II

 



Categoria: Queimadas em canaviais.
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 01h46
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 DIREITOS DA ÁGUA...

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA

 

 

 

 

1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

 

2. A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida e de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceder como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no UOL Busca Art. 3º de Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo a água deve ser manipulada com racionalidade, preocupação e parcimônia.

 

4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos por onde os ciclos começam.

 

5. A água não é somente uma herança dos nossos predecessores, ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do Homem para as gerações presentes e futuras.

 

6. A água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico: é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

 

7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração de qualidade das reservas atualmente disponíveis.

 

8. A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo Homem nem pelo Estado.

 

9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

 

10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

http://www.uniagua.org.br/

 



Categoria: Agua.
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 23h49
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





LAGARTO TEIÚ
 Vejam que animal lindo encontrei  lá pelos lados do Bairro Santa Maria-José Bonifácio-SP,  até parecia que éramos velhos conhecidos.

Quando mirei a minha digital na sua direção ele pousou para foto.

Depois continuou andando tranquilo, atravessou a rua entrou num pasto ali perto, enfrentou uma coruja, e depois sumiu no meio do mato.

Isso é natureza, me alegra ver um animal desses. Não teve medo de um possível perigo que eu representava, isso traduz que ele nunca foi molestado pelo bicho homem.
Que bom!
OBS.Mas nunca ajam dessa forma, eles podem ser agressivos.
 

Lagarto Teiú-Foto Rivaldo R.Ribeiro

Foto Rivaldo R.Ribeiro

(clique aqui e pesquise): UOL Busca Lagarto Teiú-

 

Ver mais fotos no blog ALDEIA MUNDUS II:

http://aldeia-mundus777.blogspot.com/



Categoria: Meio ambiente e Natureza
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 22h46
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Riacho Cerradão, Mau cheiro perpétuo - José Bonifácio, SP.

Rivaldo R.Ribeiro 

 

Nós que lutamos a favor do meio ambiente, frequentemente somos abordados por cidadãos e cidadãs reclamando de algum possível crime ambiental.

 

Entre eles estão podas de arvores indevidas e sem critérios, falta de conservação dos nossos riachos, poluição do ar pelas queimadas de cana, desmatamento, falta de arborização no centro da cidade e por ai vai...

 

Mas nessa semana uma cidadã me disse que não suporta mais o mau cheiro que vem do riacho Cerradão.

 

O Cerradão é um riacho que agoniza por causa da poluição que sofre há vários anos provavelmente vinda  de um frigorífico que fica logo acima, ele corta a cidade de Jose Bonifácio-SP entre o centro e o Bairro da Saudade. 

 

Quando alguém levanta o problema sempre o argumento e a geração de empregos que o frigorífico oferece para centenas de trabalhadores.  

 

Mas o problema tem que ser resolvido, pois já se arrasta há anos e é um crime ambiental.

 

 

José Bonifácio é uma cidade já com quase 40 mil habitantes, um comercio pujante, e seus moradores já não agüentam mais esse MAU CHEIRO INSUPORTAVEL que já se tornou perpétuo.  

 

Até quando o riacho Cerradão será útil apenas como esgoto de uma empresa frigorífica?

 

No momento que as fotos eram tiradas, o mau cheiro era insuportável. Por causa daquele cheiro fétido interrompi as fotos, pois já me causava mal estar e irritação nas narinas e garganta.

 

"A agua é um patrimônio do homem , poluí-la é um crime contra  a humanidade"

 

 

Riacho Cerradão-José Bonifácio-SP-Foto Rivaldo R.Ribeiro

Aguas negras do Riacho Cerradão-atravessa a cidade de José Bonifácio-SP.

 

Camara dos Vereadores sita na margem do riacho cerradão-Foto Rivaldo R.Ribeiro

Câmara  do Vereadores município de José Bonifácio, sita na margem do Riacho Cerradáo.

 

Frigorifico poluidor do corrego Cerradão.

Empresa  frigorifica  poluidora do riacho Cerradão.

 

Ver mais fotos no blog ALDEIA MUNDUS II:

http://aldeia-mundus777.blogspot.com/

 



Categoria: Opinião/Notícias
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 00h13
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Número de visitas :

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 





VEJAM O NOVO BLOG

ALDEIA MUNDUS II



Clique nas Categorias:


Todas as mensagens

Meio ambiente e Natureza

Queimadas em canaviais.

Agua.

F o t o s-Vídeos/Opinião

Opinião/Notícias






Participe de várias

petições ao redor

do mundo:

 



   LINKS DO T E M P O:

Clima Estado São Paulo(UNESP-IPMET)    

Tempo Satélite

Monitoramento Umidade do ar: 

 

Instituto Nacional de Meteorologia

CLIMA TEMPO  


Cidades: Adolfo,Ubarana, José Bonifácio, Rio Preto, Araçatuba


SUDESTE:


SUL:


MEUS BLOGS:

Atitude Cristã:Caminho da Paz

Jesus Cristo:O Bom Pastor

Anunciar o Evangelion

São Francisco de Assis 

Aldeia Mundus:Meio Ambiente

Aldeia Mundus II 

Painel Geral 777 

Montanhas Azuis

Sintonia 777 

Caminho Franciscano 




Quem passou por aqui:



LINKS:












WWF alerta: valorizar a Natureza é o melhor meio de protegê-la





Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 SÃO FRANCISCO DE ASSIS
 ATITUDE CRISTÃ-José Bonifácio-SP
 SECRETARIA MEIO AMBIENTE-SP
 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
 CONAMA-Conselho Nacional do Meio Ambiente
 ONG WWF-Brasil
 GREENPEACE
 AMIGOS DA TERRA
 RIVALDO R. RIBEIRO: OPINIAO MONOCULTURA CANA DE AÇUCAR-2006
 FOLHA ONLINE
 FOLHA ONLINE-AMBIENTE
 S.O.S. Mata Atlântica
 **LINK-Lei da Natureza
 **I B A M A-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 INICIATIVA VERDE- Carbon Free
 DIARIOWEB-Meio Ambiente
 FUMAÇA SOBRE A SAÚDE-Portal Unesp
 Impacto da queimada da cana(Açúcar ético)
 INSTITUTO ROMÃ.(Fundada pelo renomado educador naturalista Joseph Cornell )
 INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
 Ambiente Brasil-Portal ambiental
 O QUE FAZER COM O LIXO
 TRIBUTO A CIDADANIA
 PORTAL DO VOLUNTÁRIO
 INSTITUTO SOCIO AMBIENTAL
 Ipê-Instituto de Pesquisas Ecológicas
 O QUE É EDUCA REDE?
 DE OLHO NOS MANANCIAIS
 OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
 FUNDAÇÃO MOKITI OKADA
 MEIO AMBIENTE BRASIL
 O QUE FAZER COM O LIXO
 SOCIEDADE PESTALOZZI DE SÃO PAULO
 ENVOLVERDE
 CENTRO CLIMA- Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
 FAUNA BRASIL-O portal da fauna brasileira
 ECOTERRA
 CLICK ARVORE
 I B G E::Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
 DIÁRIO DE BIOLOGIA
 BOTÂNICA ONLINE
 ADITAL-Noticias da America Latina e Caribe
 BBC-Brasil
 Ecodebate-Cidadania e Meio ambiente
 CPT-Comissão Pastoral da Terra
 CONSCIÊNCIA
 L I X O Z E R O
 ROTA BRASIL OESTE
 ARVORES DO BRASIL
 ARVORES- ESALQ-USP
 PEA-Projeto Esperança Animal
 ONG ECOPRESS-Agencia de noticias ambientais.
 APASFA-Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis
 Energia Eólica- Tecnologia
 ANA - Agencia Nacional de Águas
 CIENCIA EM DIA-Blog.da Folha-Marcelo Leite
 P E A -Projeto Esperanca Animal
 CATALOGO SUSTENTÁVEL (PRODUTOS E SERVIÇOS)
 HISTORIANET, a nossa historia
 INSTITUTO ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social
 ISA::Instituto Socioambiental
 MERCADO ÉTICO-Portal sobre sustentabilidade
 Catálogo de fraudes na internet
 IDEC-Parceiro do Consumidor
 Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção
 SOS FAUNA -Brasil
 OLHAR ECOLOGICO:(Blog editado por Frei Pilato Pereira)
 ECOLOGIA & ESPIRITUALIDADE
 Portal AprendiZ
 GeoMundo:paixão pela Geografia
 SUIPA-SOCIEDADE UNIÃO INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS.
 PRIMEIRO CARRO-(Como tudo comecou)
 PLANETA TURISMO
 ASSOC. RECICLADORAS DE PAPEL
 EXCELÊNCIAS (Informações sobre parlamentares brasileiros)
 IMAZON-Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.
 UNIVERSIDADE DA ÁGUA
 ADOTE UM FOCINHO- "Cada vez que você compra um filhote, morre um animal na carrocinha ou num abrigo."
 UOL CIÊNCIA E SAÚDE-AMBIENTE
 RENABIO-Rede Nacional de Biomassa Para Energia.
 INSTITUTO AKATU
 PROJETO MUNICIPIO VERDE -SP
 GREENPEACE BLOG
 MINISTÉRIO DO TURISMO-O portal Brasileiro do Turismo
 OUTRA AGRICULTURA-Agricultura de verdade,comida de verdade e meio ambiente por inteiro.
 ACMedia - Associação Portuguesa de Consumidores dos Media
 EcoWorld-The Global Environmental Community...
 CIÊNCIA HOJE-On-Line
 A V A A Z.ORG-O mundo em ação
 ECOLMEIA-Ecologia,Meio Ambiente e Reciclagem
 Dr. Américo Canhoto(Ecologia, palestrante, Médico Homeopatia e os florais de Bach)
 ENSP-Escola Nacional Saúde Pública
 FUNDAÇÃO GAIA
 Ondas3-Blogue de Portugal sobre temas ambientais
 GMWatch
 REPÓRTER BRASIL-Combate ao Trabalho Escravo,Jornalismo Social e Comunicação Comunitária.
 CIMI-Conselho Indigenista Missionário.
 GLOBO AMAZÔNIA-
  Meio Ambiente:Informações sobre preservação ambiental-UOL ciência e saúde.
 A CARTA DA TERRA EM AÇÃO
 MAPA DA INJUSTIÇA AMBIENTAL E SAÚDE NO BRASIL
 Rede Brasileira de JUSTIÇA AMBIENTAL
 Press Centre/GREENPEACE INTERNACIONAL
 QUEIMADAS NOS CANAVIAIS: SCIELO BRASIL-Saúde e Sociedade
 CETESB-Centro Tecnológico de Saneamendo Básico:Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
 MPF- CARNE LEGAL
 UDOP-União dos Produtores de Bioenergia
 GAIA-Justiça ecologica e social
 SIGAM - Sistema Integrado de Gestão Ambiental
 LICENCIAMENTO AMBIENTAL
 AÇUCAR ÉTICO:respeito ao homem e meio ambiente
 ONU-Nações Unidas no Brasil
 ONU VERDE-O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente?
 REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO - SES/SP
 BRASILAGRO-Informações para você ter opinião.
 SOS Rios do Brasil-Educação ambiental e preservação hídrica.
 DICAS PARA BLOG



CONTATO


 






“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Art.225 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988


HISTÓRICO:
Escolha o período para ler as mensagens arquivadas: