(((o))) ALDEIA MUNDUS-(Rivaldo R. Ribeiro:José Bonifácio-SP)-Nature and Environment




Podas e eliminação de árvores:

Escola Estadual Pedro Brandão dos Reis, José Bonifácio-SP.

 

Foto antiga e atual da Escola :

EE PEDRAO BRANDÃO DOS REIS

E.E. PEDRO BRANDÃO DOS REIS

Resto dos troncos  das duas árvores que foram eliminadas:

 Resto de uma árvore que existia na E.E. Pedro Brandão dos Reis

  

 

 

Esse foi um ato na contramão com  toda a humanidade que luta contra o aquecimento global e as tragédias climáticas que levam vidas indefesas e inocentes. E com certeza um futuro inóspito aos que sobreviverem.

OBSERVAÇÃO:   Não podemos deixar de relatar  que no interior da escola existe uma boa quantidade de arvores, formando um lindo jardim com bancos e mesas para os alunos. Dando ao ambiente do pátio escolar um clima agradável e saudável.

Entretanto   não  encontrei  um forte argumento que justificasse a eliminação  das arvores da frente da escola. 

 

 Veja mais informações:

PAINEL GERAL




Categoria: F o t o s-Vídeos/Opinião
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 01h23
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





FOTOS DE QUEIMADAS NO BAIRRO RURAL CÓRREGO FUNDO-
JOSÉ BONIFÁCIO-SP

 

    

 

Pesquise  sobre a espécie, CLIQUE: UOL Busca ANGICO

 

Não temos conhecimento se essa queimada foi acidental ou não,

mas sem dúvida alguma a "pólvora" foi uma plantação de cana de açucar. 

Um atentado a vida humana a fauna e flora.

O despeito a natureza é mais uma loucura humana equivalente a produção

de armas nucleares, porque ambas ameaçam a vida no planeta TERRA

Até quando iremos ser um perigo a todos tipo de vida, sendo que somos os únicos animais racionais  que povoam o planeta????  

Visite o blog fotos ampliadas:

 http://painel-mundus777.blogspot.com 

 



Categoria: F o t o s-Vídeos/Opinião
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 01h43
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Mato Grosso do Sul: Queima da palha da cana de açúcar

está proibida em 18 municípios

 

Fonte: PORTAL ECODEBATE-Cidadania e Meio Ambiente

 

Liberação somente do Ibama e com estudo de impacto ambiental.

 

O Ministério Público Federal (MPF/MS) e Ministério Público do UOL Busca Mato Grosso do Sul (MP/MS) conseguiram na Justiça a suspensão de todas as autorizações para a queima da palha da cana de açúcar na região de Dourados, sul de Mato Grosso do Sul. A decisão liminar vale para os 18 municípios que compõem a subseção judiciária de Dourados, a maioria grandes produtores agrícolas. Foi determinada a suspensão das autorizações já concedidas pelos municípios, que não podem mais autorizar a queima.

A Justiça decidiu que somente o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (UOL Busca Ibama) poderá promover o licenciamento ambiental de empreendimentos agrícolas na região de Dourados. Uma inovação é a exigência de estudo de impacto ambiental (EIA) que analise as consequências da queima “para a saúde humana, as áreas de preservação ambiental, remanescentes florestais e a população indígena”, além da influência para a atmosfera e o efeito estufa. O licenciamento ambiental deve seguir o procedimento indicado na Resolução Conama 237/97.

Lei estadual não é válida – A autorização para a queima é originalmente concedida pelo governo do estado, mas esta função foi delegada aos municípios pela Lei Estadual nº 3.357/2007, considerada inconstitucional pelo Ministério Público. A Justiça concordou com o MP, ao afirmar que a lei “não poderia autorizar um município a avaliar um dano ambiental que supera sua extensão territorial”, já que os resíduos gerados pela queima podem atingir cidades, estados e até países vizinhos”. O Paraguai fica a 120 km de Dourados.

A Justiça também considerou que o legislativo estadual não pode contrariar lei federal que exige o licenciamento ambiental. “Não pode o poder legislativo pensar que uma atividade não seja potencialmente poluidora ao meio ambiente, é preciso comprová-la”. Na sentença, o juiz afirma que “dispomos de um moderno parque agroindustrial sucro-alcooleiro, que exporta tecnologia, e, ainda assim, vale-se de uma prática daninha, prévia ao povoamento do Brasil pelos portugueses”.

Prejuízos a toda a comunidade – Estudo técnico apresentado pelo Ministério Público Federal concluiu que a prática das queimadas é prejudicial à agricultura, à saúde humana e aos demais seres vivos pois deixa o solo nu; aumenta a erosão; destrói a matéria orgânica do solo, diminuindo sua fertilidade e a produtividade das lavouras; provoca crescimento exagerado de pragas, o que leva ao uso intensivo de agrotóxicos e gera aumento de despesas públicas no tratamento de moléstias causadas pela fuligem da queima”.

Entre os estudos apresentados pelo MPF, a tese de José Eduardo Cançado, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foi citada pelo juiz na decisão: “Já existem evidências robustas dos malefícios que a queima da palha da cana de açúcar traz para o meio ambiente das regiões onde é executada, favorecendo apenas um pequeno grupo de produtores, em detrimento de toda a comunidade. Portanto, não há razão para que medidas efetivas de banimento desta atividade não sejam implementadas pelas autoridades”.

 

Os municípios abrangidos pela decisão judicial são Anaurilândia, Angélica, Bataiporã, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Ivinhema, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Rio Brilhante, Taquarussu e Vicentina.

 

Referência processual na Justiça Federal de Dourados: nº 0004821-83.2008.403.6002

 



Categoria: Queimadas em canaviais.
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 23h21
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





QUEIMADAS EM JOSE BONIFÁCIO-SP

 

Fonte http://blogdomorani.blogspot.com publicado no dia 29/06/2010 texto de autoria de Mario Augusto de Moraes Machado (Morani)-UOL Busca Nova Friburgo, RJ. A quem agradeço pelo apoio, não a mim, mas a humanidade...  (Rivaldo R.Ribeiro)

 

 

José Bonifácio é um município do Estado de São Paulo. Pequeno, acolhedor, ordeiro e com uma população que prima por manter sua cidade natal isenta de poluições, que é o que mais vemos na maioria das cidades brasileiras. Mal do século? Pode ser. Acho, no entanto, que é um mal de caráter generalizado, uma indiferença às coisas corretas e saudáveis. O homem deste nosso século parece se dar bem vivendo entre os mais diversos tipos de poluição. A preocupação das autoridades, conquanto pareçam estar voltadas exclusivamente ao combate de agentes poluidores, estão focadas apenas em números e em estatísticas econômicas; em o crescimento do PIB, em o montante das reservas do superávit primário e às suas relações comerciais aos governos alienígenas e, ainda, mais focados aos problemas políticos de países como Irã, Venezuela e outros que vivem em brigas de cachorros doidos entre si.

 

Pois em José Bonifácio alguns desejam o continuísmo da prática condenável das queimadas de seus canaviais, sem lembrar a vida da fauna animal que permeia não só as plantações de cana como as matas ciliares que cercam o município. E o povo? o povo, que vive no município, concorrendo para o progresso da cidade e para a conservação de uma atmosfera limpa e respirável, esse vem sofrendo igualmente a essas queimadas criminosas. Agosto ai está batendo às nossas portas; é nessa época, em geral, que aumenta o fogo nessas plantações. A fuligem se espalha por todos os cantos; crianças, e idosos principalmente, sofrem mais com a fumaça, que sobe como um cogumelo atômico e por isso nefasto.

 

No entanto, um cidadão se bate contra a muralha das autoridades indiferentes em seu município. Dizem, essas autoridades, que sem uma Lei Municipal não se pode efetuar fiscalizações corretivas ou punitivas aos que infringem o código natural de respeito à Natureza que engloba, num todo, pessoas, plantas e animais domésticos ou não.

 

Esse cidadão, de elevada religiosidade e espírito cívico, tem nome: Rivaldo R. Ribeiro. Luta com as suas armas, com a sua capacidade intelectiva, com o seu amor pela cidade que o tem como morador: seu www.aldeia.mundus.zip.net é uma dessas armas.

Agora, ele prepara um novo, para abranger de maneira mais positiva seus longos e angustiantes gritos a favor de seu município e munícipes. Esse jovem, sem apoio de autoridades locais e sem quaisquer financiamentos, vem mantendo na NET um verdadeiro painel de verdades e de pedidos de socorro, não só à sua cidade de José Bonifácio como a muitas outras que sofrem dos mesmos distúrbios criminosos.

 

Será demais solicitar, rogar, invocar às autoridades que desviem seus olhares a esses absurdos e aprovem uma Lei Municipal proibindo as queimadas de canaviais?

A Luta do jovem UOL Busca Rivaldo Roberto Ribeiro precisa de coadjuvantes, e urgentemente.

 



Categoria: Queimadas em canaviais.
Postado por Rivaldo R. Ribeiro às 23h42
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Número de visitas :

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 





VEJAM O NOVO BLOG

ALDEIA MUNDUS II



Clique nas Categorias:


Todas as mensagens

Meio ambiente e Natureza

Queimadas em canaviais.

Agua.

F o t o s-Vídeos/Opinião

Opinião/Notícias






Participe de várias

petições ao redor

do mundo:

 



   LINKS DO T E M P O:

Clima Estado São Paulo(UNESP-IPMET)    

Tempo Satélite

Monitoramento Umidade do ar: 

 

Instituto Nacional de Meteorologia

CLIMA TEMPO  


Cidades: Adolfo,Ubarana, José Bonifácio, Rio Preto, Araçatuba


SUDESTE:


SUL:


MEUS BLOGS:

Atitude Cristã:Caminho da Paz

Jesus Cristo:O Bom Pastor

Anunciar o Evangelion

São Francisco de Assis 

Aldeia Mundus:Meio Ambiente

Aldeia Mundus II 

Painel Geral 777 

Montanhas Azuis

Sintonia 777 

Caminho Franciscano 




Quem passou por aqui:



LINKS:












WWF alerta: valorizar a Natureza é o melhor meio de protegê-la





Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 SÃO FRANCISCO DE ASSIS
 ATITUDE CRISTÃ-José Bonifácio-SP
 SECRETARIA MEIO AMBIENTE-SP
 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
 CONAMA-Conselho Nacional do Meio Ambiente
 ONG WWF-Brasil
 GREENPEACE
 AMIGOS DA TERRA
 RIVALDO R. RIBEIRO: OPINIAO MONOCULTURA CANA DE AÇUCAR-2006
 FOLHA ONLINE
 FOLHA ONLINE-AMBIENTE
 S.O.S. Mata Atlântica
 **LINK-Lei da Natureza
 **I B A M A-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 INICIATIVA VERDE- Carbon Free
 DIARIOWEB-Meio Ambiente
 FUMAÇA SOBRE A SAÚDE-Portal Unesp
 Impacto da queimada da cana(Açúcar ético)
 INSTITUTO ROMÃ.(Fundada pelo renomado educador naturalista Joseph Cornell )
 INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
 Ambiente Brasil-Portal ambiental
 O QUE FAZER COM O LIXO
 TRIBUTO A CIDADANIA
 PORTAL DO VOLUNTÁRIO
 INSTITUTO SOCIO AMBIENTAL
 Ipê-Instituto de Pesquisas Ecológicas
 O QUE É EDUCA REDE?
 DE OLHO NOS MANANCIAIS
 OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
 FUNDAÇÃO MOKITI OKADA
 MEIO AMBIENTE BRASIL
 O QUE FAZER COM O LIXO
 SOCIEDADE PESTALOZZI DE SÃO PAULO
 ENVOLVERDE
 CENTRO CLIMA- Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
 FAUNA BRASIL-O portal da fauna brasileira
 ECOTERRA
 CLICK ARVORE
 I B G E::Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
 DIÁRIO DE BIOLOGIA
 BOTÂNICA ONLINE
 ADITAL-Noticias da America Latina e Caribe
 BBC-Brasil
 Ecodebate-Cidadania e Meio ambiente
 CPT-Comissão Pastoral da Terra
 CONSCIÊNCIA
 L I X O Z E R O
 ROTA BRASIL OESTE
 ARVORES DO BRASIL
 ARVORES- ESALQ-USP
 PEA-Projeto Esperança Animal
 ONG ECOPRESS-Agencia de noticias ambientais.
 APASFA-Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis
 Energia Eólica- Tecnologia
 ANA - Agencia Nacional de Águas
 CIENCIA EM DIA-Blog.da Folha-Marcelo Leite
 P E A -Projeto Esperanca Animal
 CATALOGO SUSTENTÁVEL (PRODUTOS E SERVIÇOS)
 HISTORIANET, a nossa historia
 INSTITUTO ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social
 ISA::Instituto Socioambiental
 MERCADO ÉTICO-Portal sobre sustentabilidade
 Catálogo de fraudes na internet
 IDEC-Parceiro do Consumidor
 Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção
 SOS FAUNA -Brasil
 OLHAR ECOLOGICO:(Blog editado por Frei Pilato Pereira)
 ECOLOGIA & ESPIRITUALIDADE
 Portal AprendiZ
 GeoMundo:paixão pela Geografia
 SUIPA-SOCIEDADE UNIÃO INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS.
 PRIMEIRO CARRO-(Como tudo comecou)
 PLANETA TURISMO
 ASSOC. RECICLADORAS DE PAPEL
 EXCELÊNCIAS (Informações sobre parlamentares brasileiros)
 IMAZON-Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.
 UNIVERSIDADE DA ÁGUA
 ADOTE UM FOCINHO- "Cada vez que você compra um filhote, morre um animal na carrocinha ou num abrigo."
 UOL CIÊNCIA E SAÚDE-AMBIENTE
 RENABIO-Rede Nacional de Biomassa Para Energia.
 INSTITUTO AKATU
 PROJETO MUNICIPIO VERDE -SP
 GREENPEACE BLOG
 MINISTÉRIO DO TURISMO-O portal Brasileiro do Turismo
 OUTRA AGRICULTURA-Agricultura de verdade,comida de verdade e meio ambiente por inteiro.
 ACMedia - Associação Portuguesa de Consumidores dos Media
 EcoWorld-The Global Environmental Community...
 CIÊNCIA HOJE-On-Line
 A V A A Z.ORG-O mundo em ação
 ECOLMEIA-Ecologia,Meio Ambiente e Reciclagem
 Dr. Américo Canhoto(Ecologia, palestrante, Médico Homeopatia e os florais de Bach)
 ENSP-Escola Nacional Saúde Pública
 FUNDAÇÃO GAIA
 Ondas3-Blogue de Portugal sobre temas ambientais
 GMWatch
 REPÓRTER BRASIL-Combate ao Trabalho Escravo,Jornalismo Social e Comunicação Comunitária.
 CIMI-Conselho Indigenista Missionário.
 GLOBO AMAZÔNIA-
  Meio Ambiente:Informações sobre preservação ambiental-UOL ciência e saúde.
 A CARTA DA TERRA EM AÇÃO
 MAPA DA INJUSTIÇA AMBIENTAL E SAÚDE NO BRASIL
 Rede Brasileira de JUSTIÇA AMBIENTAL
 Press Centre/GREENPEACE INTERNACIONAL
 QUEIMADAS NOS CANAVIAIS: SCIELO BRASIL-Saúde e Sociedade
 CETESB-Centro Tecnológico de Saneamendo Básico:Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
 MPF- CARNE LEGAL
 UDOP-União dos Produtores de Bioenergia
 GAIA-Justiça ecologica e social
 SIGAM - Sistema Integrado de Gestão Ambiental
 LICENCIAMENTO AMBIENTAL
 AÇUCAR ÉTICO:respeito ao homem e meio ambiente
 ONU-Nações Unidas no Brasil
 ONU VERDE-O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente?
 REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO - SES/SP
 BRASILAGRO-Informações para você ter opinião.
 SOS Rios do Brasil-Educação ambiental e preservação hídrica.
 DICAS PARA BLOG



CONTATO


 






“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Art.225 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988


HISTÓRICO:
Escolha o período para ler as mensagens arquivadas: