(((o))) ALDEIA MUNDUS-(Rivaldo R. Ribeiro:José Bonifácio-SP)-Nature and Environment




 

São Paulo será o primeiro Estado brasileiro a assinar pacto internacional em defesa das águas.

 

Criado em Istambul, durante Fórum Mundial da Água, documento não possui nenhuma adesão brasileira.

 

 

Na próxima terça-feira, 02.06, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Estado de São Paulo assumirá um papel pioneiro na defesa das águas do país, quando adere ao documento Consenso da Água. Trata-se de um pacto criado em março de 2009, na cidade de UOL Busca Istambul, na Turquia, durante o UOL Busca 5º Fórum Mundial da Água, onde 250 representantes de governos locais e regionais se comprometeram a cumprir metas e elaborar um plano de ação para alcançar uma gestão sustentável dos recursos hídricos, garantindo soluções para as atuais crises globais de escassez de água e falta de saneamento.

 

Até o momento, nenhum governo, local ou regional, brasileiro assinou o documento. O Estado de São Paulo, que já é reconhecido por implantar ações inovadoras na gestão dos recursos hídricos, como a criação da Política Estadual de Recursos Hídricos, a implantação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, e o financiamento de 4.400 projetos para recuperação ou conservação das águas, investindo cerca de R$ 420 milhões através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO assumirá mais este desafio em um ato chamado de “Pacto das Águas São Paulo”.

 

Para efetivação e êxito desse documento será necessária a participação em massa dos municípios paulistas. Por isso, na terça-feira, 02.06, os secretários do Meio Ambiente, Xico Graziano, e de Saneamento e Energia, Dilma Pena, se reúnem, na cidade de Bocaina, às 09h30, na Praça da Matriz, com todos os prefeitos interessados em aderir ao pacto e assumir esse desafio pela defesa das águas paulistas. Espera-se, neste dia, conseguir um número de adesões maior do que o conquistado em todo o mundo durante o Fórum de Istambul, as adesões paulistas irão acontecer, às 10 horas, na Fazenda Barraca, às margens do rio Jacaré Pepira.

 

O representante municipal que assinar o Pacto das Águas terá como compromisso fazer um diagnóstico dos recursos hídricos do entorno da sua cidade e das condições de saneamento, traçar metas e colocar em prática um plano de ação. Todo o trabalho será orientado por especialistas das duas secretarias estaduais. Em 2012, na próxima edição do Fórum Mundial das Águas, que acontece a cada três anos, estes governos levarão ao evento os resultados obtidos desde a assinatura do pacto.

 

Evento: Pacto das Águas São Paulo

Data: 02.06.2009 – terça-feira

Concentração às 9h30, na Praça da Matriz do município de Bocaina.

Adesões às 10h00,  na Fazenda Barraca, às margens do rio Jacaré Pepira.

 

Texto: Evelyn Araripe   

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo 

 



Categoria: Agua.
Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 00h49
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 

MUNICÍPIO VERDE.

 

Veja aqui a pontuação do seu município no Projeto Estratégico Município Verde do Governo do Estado de São Paulo.   

http://www.cetesb.sp.gov.br/municipioverde/relatorio/

Cobre das autoridades do seu município para que atinja a pontuação para ser certificado como Município Verde: 80 pontos. 

 


Acesse site da Secretaria do Meio Ambiente- Município Verde.

 http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverde/

 



Categoria: Opinião/Notícias
Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 17h06
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 
 

Projeto Município Verde, José Bonifácio-SP.

 

Segundo a edição de 03/05/09 do Jornal O INDEPENDENTE de José Bonifácio-SP, a Prefeitura de Jose Bonifácio fez adesão ao projeto UOL Busca MUNICÍPIO VERDE da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo no dia 28/04/09.

O UOL Busca ambientalista Rubens Cerozi Júnior que foi o primeiro, senão um dos primeiros que levantou a bandeira a favor do meio ambiente no município de José Bonifácio-SP está à frente do projeto, pois quando vereador fazia discursos veementes a favor da causa, tempos que a causa ambiental ainda não era tratado como é hoje: de forma alarmante e apocalíptica pela ciência e mídia.    

Um dos primeiros pontos do projeto é incluir no ensino fundamental a educação ambiental como matéria escolar, com o intuito de formar futuros cidadãos conscientes na preservação do meio ambiente.

É um passo a frente, contudo mesmo que supostamente as crianças tenham um forte poder de persuasão junto aos seus pais e adultos em geral, não poderemos contar muito como isso, pois conforme o Greenpeace as ações de proteção do meio ambiente TEM QUE SER  “ AGORA OU AGORA!" . O planeta não pode esperar mais. 

Mesmo com a boa vontade de Cerozi, é difícil ter esperanças, pois tudo continua como sempre: o desmatamento, a poluição, as queimadas nos canaviais ainda existem, pois nessa semana quando olhei para o horizonte da cidade de Jose Bonifácio-SP vi colunas de fumaça formando nuvens de gases poluindo a atmosfera, isso vai ocorrer até novembro...

É difícil de acreditar que seremos um município verde, talvez pudesse ser classificado como cinzento, pois alem do céu nublado por essa fumaça de gases nocivos que nos sufocam quando estamos sem vento, as fuligens inundam nossos quintais e causam problemas respiratórios aos alérgicos, velhos e crianças, ainda há maior consumo de agua para remoção dessas fuligens.

Classificar um município tomado pela gigantesca monocultura da cana de açúcar           (UOL Busca DESERTO VERDE de CANA DE AÇUCAR) como tantos pelo Estado de São Paulo como UOL Busca MUNICÍPIO VERDE, seria no mínimo uma incoerência.

 Entretanto estamos na torcida para que município  de Jose Bonifácio-sp e outras tantos sejam classificados como um autêntico e verdadeiro MUNICÍPIO VERDE, não por causa dos recursos prometidos pelo governo do Estado de São Paulo, mas sim para a preservação do UOL Busca ecossistema, UOL Busca biodiversidade, o item mais sensível que é o UOL Busca BIOMA local, e por fim do planeta e da sobrevivência da espécie humana.  

Caso contrário a UOL Busca CRIANÇA ECOLÓGICA quando adulta vai encontrar um planeta inóspito, inabitável, e como declara vários estudos: a fuligem e os gases tóxicos das queimadas nos canaviais podem ser cancerígenos, vamos pagar para ver???????????

Alem do UOL Busca PRINCIPIO DA PRECAUÇÃO que já escrevi neste site no dia 21/04/09 existem leis ambientais reforçados no art. 225 da constituição brasileira que questionam e proíbem tais praticas. Amo meu país, suas leis são modernas, mas a justiça não encara de forma humanitária várias causas, entre elas as ambientais.

 A natureza dará as respostas, aliás, ela já vem se manifestando, e as reações não são nada agradáveis...   

O titulo de MUNICÍPIO VERDE só poderá ser concedido realmente quando o meio ambiente for verdadeiramente respeitado, caso contrário será uma fraude.

LEIS:

Vejamos as Leis brasileiras onde se fundamenta o principio da precaução:

 UOL Busca Lei de Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 9391/81)-Art. 14

 UOL Busca Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998* , ou Lei da natureza. Clique(ART. 32 e 54)

 UOL Busca Art. 225 Constituição do Brasil, VI (Meio ambiente)

Rivaldo R.Ribeiro



Categoria: Opinião/Notícias
Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 21h27
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 

Revista cientifica “Science” diz que 19% do efeito estufa vem das queimadas.

 

Queimadas deliberadas feitas pelo homem contribuem em 19% ao aquecimento global, nestas inclui florestas tropicais, savanas e nas áreas agrícolas como as queimadas nos canaviais. Esse dado foi publicado num artigo de revisão na revista cientifica “Science”, afirmam que os cientistas: não sabiam que o fogo tinha tanta importância assim...

 

"Mas nós no interior do Estado de São Paulo, sabemos disso a muito tempo, basta olhar a lua avermelhada, o ar denso e sufocante nas épocas das queimadas de cana, o céu cinzento, e no horizonte forma-se uma espécie de nevoa escura nas manhãs  e  tardes após as queimadas."

 

As queimadas nos canaviais que ocorrem com mais freqüência no inverno, com o clima mais seco, alem de contribuir para piorar a saúde da população, agora a ciência também aponta para esse dano ambiental... LEIA MAIS...

 



Categoria: Queimadas em canaviais.
Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 17h41
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Número de visitas :

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 





VEJAM O NOVO BLOG

ALDEIA MUNDUS II



Clique nas Categorias:


Todas as mensagens

Meio ambiente e Natureza

Queimadas em canaviais.

Agua.

F o t o s-Vídeos/Opinião

Opinião/Notícias






Participe de várias

petições ao redor

do mundo:

 



   LINKS DO T E M P O:

Clima Estado São Paulo(UNESP-IPMET)    

Tempo Satélite

Monitoramento Umidade do ar: 

 

Instituto Nacional de Meteorologia

CLIMA TEMPO  


Cidades: Adolfo,Ubarana, José Bonifácio, Rio Preto, Araçatuba


SUDESTE:


SUL:


MEUS BLOGS:

Atitude Cristã:Caminho da Paz

Jesus Cristo:O Bom Pastor

Anunciar o Evangelion

São Francisco de Assis 

Aldeia Mundus:Meio Ambiente

Aldeia Mundus II 

Painel Geral 777 

Montanhas Azuis

Sintonia 777 

Caminho Franciscano 




Quem passou por aqui:



LINKS:












WWF alerta: valorizar a Natureza é o melhor meio de protegê-la





Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 SÃO FRANCISCO DE ASSIS
 ATITUDE CRISTÃ-José Bonifácio-SP
 SECRETARIA MEIO AMBIENTE-SP
 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
 CONAMA-Conselho Nacional do Meio Ambiente
 ONG WWF-Brasil
 GREENPEACE
 AMIGOS DA TERRA
 RIVALDO R. RIBEIRO: OPINIAO MONOCULTURA CANA DE AÇUCAR-2006
 FOLHA ONLINE
 FOLHA ONLINE-AMBIENTE
 S.O.S. Mata Atlântica
 **LINK-Lei da Natureza
 **I B A M A-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 INICIATIVA VERDE- Carbon Free
 DIARIOWEB-Meio Ambiente
 FUMAÇA SOBRE A SAÚDE-Portal Unesp
 Impacto da queimada da cana(Açúcar ético)
 INSTITUTO ROMÃ.(Fundada pelo renomado educador naturalista Joseph Cornell )
 INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
 Ambiente Brasil-Portal ambiental
 O QUE FAZER COM O LIXO
 TRIBUTO A CIDADANIA
 PORTAL DO VOLUNTÁRIO
 INSTITUTO SOCIO AMBIENTAL
 Ipê-Instituto de Pesquisas Ecológicas
 O QUE É EDUCA REDE?
 DE OLHO NOS MANANCIAIS
 OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
 FUNDAÇÃO MOKITI OKADA
 MEIO AMBIENTE BRASIL
 O QUE FAZER COM O LIXO
 SOCIEDADE PESTALOZZI DE SÃO PAULO
 ENVOLVERDE
 CENTRO CLIMA- Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
 FAUNA BRASIL-O portal da fauna brasileira
 ECOTERRA
 CLICK ARVORE
 I B G E::Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
 DIÁRIO DE BIOLOGIA
 BOTÂNICA ONLINE
 ADITAL-Noticias da America Latina e Caribe
 BBC-Brasil
 Ecodebate-Cidadania e Meio ambiente
 CPT-Comissão Pastoral da Terra
 CONSCIÊNCIA
 L I X O Z E R O
 ROTA BRASIL OESTE
 ARVORES DO BRASIL
 ARVORES- ESALQ-USP
 PEA-Projeto Esperança Animal
 ONG ECOPRESS-Agencia de noticias ambientais.
 APASFA-Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis
 Energia Eólica- Tecnologia
 ANA - Agencia Nacional de Águas
 CIENCIA EM DIA-Blog.da Folha-Marcelo Leite
 P E A -Projeto Esperanca Animal
 CATALOGO SUSTENTÁVEL (PRODUTOS E SERVIÇOS)
 HISTORIANET, a nossa historia
 INSTITUTO ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social
 ISA::Instituto Socioambiental
 MERCADO ÉTICO-Portal sobre sustentabilidade
 Catálogo de fraudes na internet
 IDEC-Parceiro do Consumidor
 Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção
 SOS FAUNA -Brasil
 OLHAR ECOLOGICO:(Blog editado por Frei Pilato Pereira)
 ECOLOGIA & ESPIRITUALIDADE
 Portal AprendiZ
 GeoMundo:paixão pela Geografia
 SUIPA-SOCIEDADE UNIÃO INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS.
 PRIMEIRO CARRO-(Como tudo comecou)
 PLANETA TURISMO
 ASSOC. RECICLADORAS DE PAPEL
 EXCELÊNCIAS (Informações sobre parlamentares brasileiros)
 IMAZON-Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.
 UNIVERSIDADE DA ÁGUA
 ADOTE UM FOCINHO- "Cada vez que você compra um filhote, morre um animal na carrocinha ou num abrigo."
 UOL CIÊNCIA E SAÚDE-AMBIENTE
 RENABIO-Rede Nacional de Biomassa Para Energia.
 INSTITUTO AKATU
 PROJETO MUNICIPIO VERDE -SP
 GREENPEACE BLOG
 MINISTÉRIO DO TURISMO-O portal Brasileiro do Turismo
 OUTRA AGRICULTURA-Agricultura de verdade,comida de verdade e meio ambiente por inteiro.
 ACMedia - Associação Portuguesa de Consumidores dos Media
 EcoWorld-The Global Environmental Community...
 CIÊNCIA HOJE-On-Line
 A V A A Z.ORG-O mundo em ação
 ECOLMEIA-Ecologia,Meio Ambiente e Reciclagem
 Dr. Américo Canhoto(Ecologia, palestrante, Médico Homeopatia e os florais de Bach)
 ENSP-Escola Nacional Saúde Pública
 FUNDAÇÃO GAIA
 Ondas3-Blogue de Portugal sobre temas ambientais
 GMWatch
 REPÓRTER BRASIL-Combate ao Trabalho Escravo,Jornalismo Social e Comunicação Comunitária.
 CIMI-Conselho Indigenista Missionário.
 GLOBO AMAZÔNIA-
  Meio Ambiente:Informações sobre preservação ambiental-UOL ciência e saúde.
 A CARTA DA TERRA EM AÇÃO
 MAPA DA INJUSTIÇA AMBIENTAL E SAÚDE NO BRASIL
 Rede Brasileira de JUSTIÇA AMBIENTAL
 Press Centre/GREENPEACE INTERNACIONAL
 QUEIMADAS NOS CANAVIAIS: SCIELO BRASIL-Saúde e Sociedade
 CETESB-Centro Tecnológico de Saneamendo Básico:Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
 MPF- CARNE LEGAL
 UDOP-União dos Produtores de Bioenergia
 GAIA-Justiça ecologica e social
 SIGAM - Sistema Integrado de Gestão Ambiental
 LICENCIAMENTO AMBIENTAL
 AÇUCAR ÉTICO:respeito ao homem e meio ambiente
 ONU-Nações Unidas no Brasil
 ONU VERDE-O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente?
 REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO - SES/SP
 BRASILAGRO-Informações para você ter opinião.
 SOS Rios do Brasil-Educação ambiental e preservação hídrica.
 DICAS PARA BLOG



CONTATO


 






“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Art.225 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988


HISTÓRICO:
Escolha o período para ler as mensagens arquivadas: