(((o))) ALDEIA MUNDUS-(Rivaldo R. Ribeiro:José Bonifácio-SP)-Nature and Environment




 

Se informe sobre o perigo dos transgênicos, use os links do GREENPEACE abaixo:

 

ARROZ TRANSGÊNICO.

Ninguém quer o arroz da Bayer!

 

Na semana passada, aconteceu em Brasília a audiência pública para debater a liberação ou não do arroz transgênico. Nela, ficou claro que ninguém quer o arroz da Bayer.

 

Ambientalistas, empresas, produtores e pesquisadores se posicionaram contra o plantio deste arroz de laboratório. Vamos continuar dizendo não aos transgênicos.

Ser cobaia não é bom: Veja os perigos dos arroz transgênicos clique:

http://www.greenpeace.org/brasil/transgenicos/ser-cobaia-n-o-e-bom 

  

Seja um ativista ecológico ajudando o Greenpeace a nos ajudar clique no link abaixo e veja como:

http://www.greenpeace.org/brasil/participe/ciberativismo

 

 

Na coluna direita desse blog é sempre mantido um link para o CYBERATIVISMO GREENPEACE, para que você seja um ativista virtual ajudando o meio ambiente a natureza.    

 

Importante:

O  editor desse blog não tem nenhum vinculo empregatício com o Greenpeace, é uma relação apenas de colaboração para preservar a natureza e o meio ambiente, uma  luta de todos nós.  

  

 



Categoria: Opinião/Notícias
Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 22h29
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 
 

Terra

Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é chão sagrado. (Ex 3,5)



Categoria: Opinião/Notícias
Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 22h47
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 
 

 

22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

A água sem dúvida alguma está dentro dos direitos humanos, além disso, ela é a seiva da VIDA, é a base para a evolução biológica, isso não há o que se discutir!

 

Entretanto no UOL Busca 5º Fórum Mundial da Água em UOL Busca Istambul-Turquia, o Brasil, Estados Unidos, Egito e Turquia declararam não reconhecer á água como um direito “humano fundamental” e sim como uma “necessidade humana básica”. Nós sobrevivemos 30 dias sem nos alimentar, mas se for  03 dias sem ingerir agua nos leva a morte. Isso não é um direito humano?

O planeta água por ironia só se aproveita 0,7% como agua potável, é uma quantidade ínfima para se arriscar.

 

A Bolívia através do seu Ministério das Relações Exteriores declara que é muito triste os governos se submeterem ao um conselho privado dominado por grandes empresas, pois o UOL Busca Fórum Mundial da Água foi organizado por uma instituição privada: UOL Busca Conselho Mundial da Água que tem como um dos principais agentes o Banco Mundial que tem uma ação insistente a favor do mercado.

 

A opinião brasileira foi de encontro com a maioria dos países latinos americanos, entre eles o Uruguai que acompanha outros países sul-americanos, que defendem que a água é um direito constitucional e sua gestão seja inteiramente estatal, que mesmo com todos seus problemas não tem o objetivo dos lucros. Lucros obtidos através das altas tarifas, que muitas vezes não é investido no setor.

 

O fato é que a agua é um bem tão importante quanto a VIDA, porque ela é a seiva da Vida, ela é o elo mais importante para sobrevivência da VIDA no planeta, iniciando-se nos vegetais que nos fornece o oxigênio, inicia-se na alimentação de alguns animais que produz carne, leite, ovos. E finalizando na produção de grãos, hortaliças e todos os tipos de frutas que são vitais para a sobrevivência humana e de outras espécies. 

 

O que me intriga são essas realizações de fóruns, encontros de governos para discutirem um problema real sobre o aquecimento global, já com algumas catástrofes localizadas acontecendo, sendo que o principal ponto em pauta que eles apresentam é a sobrevivência das grandes empresas, desenvolvimento sem limites e dos ricos.

 

Nunca chegam um consenso na solução de uma catástrofe que já é um fato real a nível global já prevista pela ciência: falta de alimentos, água, desequilíbrio climáticos com temperaturas acima do suportável, que alem do desconforto causa tempestades devastadoras.

Uma passagem na nossa literatura lembra bem o que o ser humano é capaz quando for colocado em situações extremas: “ UOL Busca No livro Vidas Secas de Graciliano Ramos as personagens chegam a comer o papagaio de estimação por causa da fome”... 

A água é a primeira vitima da degradação ambiental que se originam nos desmatamentos, nas queimadas, envenenamento dos rios e dos lençóis freáticos, abuso na agricultura com o mau uso do solo, a erosão levando toneladas de terras férteis para os rios provocando seu assoreamento, chuva ácida, industrialização sem regras.

 

Olhando para o futuro poderemos imaginar o homem a procura de uma nascente, um filete de água potável, uma cachoeira, aquele murmúrio gostoso de se ouvir, aquele cheiro de argila, do brejo cheio de plantas, a algazarra das aves em volta de um lago...

 

Em alguns lugares isso tudo já é realidade, são prazeres que ficaram na saudade!!

 



Categoria: Agua.
Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 16h09
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]






Aquifero Guarani e a monocultura da cana de açúcar.

22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

"Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água,
que é tão útil, e humilde, e preciosa e casta.”
São Francisco de Assis.

 

O UOL Busca aqüífero guarani é de vital importância, porque é uma das principais fontes de agua doce para uma extensa área que se estende aos paises como: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.  Sua área é de 1,15 milhões de quilômetros quadrados, ficando assim dividido: 71% sob território brasileiro (a maior parte). Argentina com 19%, Paraguai 6% e Uruguai 4%.  Sendo uma das maiores reservas subterrâneas de agua doce do mundo.

No Brasil o aqüífero está sob os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás.  De acordo com a Embrapa-Empresa Brasileira de Pesquisa Ambiental e Agropecuária, temos ali agua de excelente qualidade o suficiente para abastecer a atual população brasileira por 2.500 anos.

 Mesmo com toda essa quantidade de agua o aqüífero  ainda corre riscos, uma delas é a poluição que é gravíssima e irreversível, pois ao contrário dos rios, se poluírem uma vez ficará poluído para sempre. A principal preocupação dos ambientalistas é nas áreas de recarga (onde se infiltra a agua das chuvas para o subterrâneo) do aqüífero, entre essas áreas estão os lixões, o uso excessivo dos agrotóxicos na agricultura e extração de minérios.

O homem vem agredindo a natureza sistemicamente sem se prevenir com as conseqüências. As vantagens econômicas das atividades nocivas à preservação ambiental, fazem que alienação tome conta das suas mentes, tendo apenas a visão única das benesses econômicas do presente.

 No Estado de São Paulo exatamente pelas grandes áreas de UOL Busca concentrações demográfica o consumo de agua é maior, e na época das UOL Busca queimadas nos canaviais o problema se acentua por causa da poluição das fuligens.   Alem disso temos os UOL Busca poços artesianos perfurado para irrigação e consumo por causa da seca, que se acentua a cada ano.  Diante de um possível e grave problema os governos devem ficar atentos com as perfurações de poços artesianos, pois será uma porta aberta para a poluição irreversível do aqüífero, um tesouro que não se iguala ao ouro e nem as maiores das fortunas, pois a agua é vital para a vida em todos os sentidos.  

Nessa área de São Paulo precisam-se fazer com urgência uma reorganização nas atividades agrícolas, afastando das áreas de recargas do aqüífero as atividades agrícolas poluidoras, sendo a UOL Busca monocultura da cana de açúcar umas das principais, pela sua grande extensão de terras e o grande uso de agrotóxicos que podem infiltrar pelo solo e atingir o aqüífero.  

Em outras palavras impedir a construção de novas usinas de cana de açúcar, afastando assim um dos principais ameaças ao aqüífero, UOL Busca Vide no mapa: a localização do aqüífero no Estado de São Paulo coincide com as plantações das grandes fazendas de cana, desde o município de UOL Busca Ribeirão Preto a UOL Busca região de São Jose do Rio Preto e no UOL Busca município de José Bonifácio-SP.

 

          

A agua é um bem inegociável para a saúde e o bem estar de milhões de pessoas, a sua escassez vai afetar a produção de alimentos, constitui uma ameaça ao desenvolvimento e a proteção do meio ambiente.

 Assim o UOL Busca etanol é mais vilão do que herói: Prejudica o meio ambiente poluindo a agua, o desmatamento. Manda para atmosfera toneladas de gases, suja as cidades com suas queimadas, desequilibram a UOL Busca biodiversidade, o UOL Busca ecossistema, altera os UOL Busca biomas mais sensíveis, a ponto de já haver a migração de muitas aves a animais para outras regiões ou invadindo as cidades próximas, uma violação ao habitat natural desses animais.   

Lembrando que não estamos sozinhos com a preocupação com o aqüífero, pois outro problema pode ser levantado como preocupante: Na UOL Busca tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) os EUA matem um batalhão do exercito monitorando o aqüífero com fotos de satélite atualizadas minuto a minuto. Eles sabem mais do Aqüífero do que a gente, alerta João Manoel Bicca, coordenador do movimento Pró-Rio Uruguai - Aqüífero Guarani.         

 

 

 LEIAM MAIS NO SITE - UNIAGUA



Categoria: Agua.
Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 22h59
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





 
 

Usinas de cana podem ser adaptadas para produzir etanol a partir da mandioca

Usinas de cana podem ser adaptadas para produzir etanol a partir da mandioca

 

 

Pedro Peduzzi  - Agência Brasil - 2/3/2009

 

 

A obtenção de biocombustível a partir da UOL Busca mandioca pode ser feita também pelas usinas de cana-de-açúcar, devido às similaridades entre os processos de fermentação e de destilação dos dois produtos. A informação é do vice-presidente da UOL Busca Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), Antônio Donizetti Fadel.

 

“O processo de fermentação e destilação da mandioca é igual ao da cana. A diferença está na etapa de moagem e no processo de sacarificação, que transforma o amido em açúcar”, explica Fadel.

 

Segundo ele, há a possibilidade de se postergar a colheita da raiz pode tornar o produto mais atraente para os usineiros durante as entre-safras da cana.

 

“A mandioca permite uma maior liberdade para a definição da época de colheita, que pode chegar a até 30 meses após o plantio. A vantagem é que enquanto ela não é colhida continua crescendo. E, com ela, os lucros”, disse.

 

Fadel explica que com 12 meses a produtividade da mandioca é, em média, de 25 toneladas por hectare. “Mas, com 24 meses é possível chegarmos a 40 toneladas por hectare”, garante. (Fonte: Pedro Peduzzi/ Agência Brasil)

 

 

 FONTE:

http://www.ambientebrasil.org.br/   

 



Categoria: Opinião/Notícias
Postado por RIVALDO R. RIBEIRO às 16h25
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]





Número de visitas :

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 





VEJAM O NOVO BLOG

ALDEIA MUNDUS II



Clique nas Categorias:


Todas as mensagens

Meio ambiente e Natureza

Queimadas em canaviais.

Agua.

F o t o s-Vídeos/Opinião

Opinião/Notícias






Participe de várias

petições ao redor

do mundo:

 



   LINKS DO T E M P O:

Clima Estado São Paulo(UNESP-IPMET)    

Tempo Satélite

Monitoramento Umidade do ar: 

 

Instituto Nacional de Meteorologia

CLIMA TEMPO  


Cidades: Adolfo,Ubarana, José Bonifácio, Rio Preto, Araçatuba


SUDESTE:


SUL:


MEUS BLOGS:

Atitude Cristã:Caminho da Paz

Jesus Cristo:O Bom Pastor

Anunciar o Evangelion

São Francisco de Assis 

Aldeia Mundus:Meio Ambiente

Aldeia Mundus II 

Painel Geral 777 

Montanhas Azuis

Sintonia 777 

Caminho Franciscano 




Quem passou por aqui:



LINKS:












WWF alerta: valorizar a Natureza é o melhor meio de protegê-la





Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 SÃO FRANCISCO DE ASSIS
 ATITUDE CRISTÃ-José Bonifácio-SP
 SECRETARIA MEIO AMBIENTE-SP
 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
 CONAMA-Conselho Nacional do Meio Ambiente
 ONG WWF-Brasil
 GREENPEACE
 AMIGOS DA TERRA
 RIVALDO R. RIBEIRO: OPINIAO MONOCULTURA CANA DE AÇUCAR-2006
 FOLHA ONLINE
 FOLHA ONLINE-AMBIENTE
 S.O.S. Mata Atlântica
 **LINK-Lei da Natureza
 **I B A M A-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 INICIATIVA VERDE- Carbon Free
 DIARIOWEB-Meio Ambiente
 FUMAÇA SOBRE A SAÚDE-Portal Unesp
 Impacto da queimada da cana(Açúcar ético)
 INSTITUTO ROMÃ.(Fundada pelo renomado educador naturalista Joseph Cornell )
 INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
 Ambiente Brasil-Portal ambiental
 O QUE FAZER COM O LIXO
 TRIBUTO A CIDADANIA
 PORTAL DO VOLUNTÁRIO
 INSTITUTO SOCIO AMBIENTAL
 Ipê-Instituto de Pesquisas Ecológicas
 O QUE É EDUCA REDE?
 DE OLHO NOS MANANCIAIS
 OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
 FUNDAÇÃO MOKITI OKADA
 MEIO AMBIENTE BRASIL
 O QUE FAZER COM O LIXO
 SOCIEDADE PESTALOZZI DE SÃO PAULO
 ENVOLVERDE
 CENTRO CLIMA- Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
 FAUNA BRASIL-O portal da fauna brasileira
 ECOTERRA
 CLICK ARVORE
 I B G E::Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
 DIÁRIO DE BIOLOGIA
 BOTÂNICA ONLINE
 ADITAL-Noticias da America Latina e Caribe
 BBC-Brasil
 Ecodebate-Cidadania e Meio ambiente
 CPT-Comissão Pastoral da Terra
 CONSCIÊNCIA
 L I X O Z E R O
 ROTA BRASIL OESTE
 ARVORES DO BRASIL
 ARVORES- ESALQ-USP
 PEA-Projeto Esperança Animal
 ONG ECOPRESS-Agencia de noticias ambientais.
 APASFA-Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis
 Energia Eólica- Tecnologia
 ANA - Agencia Nacional de Águas
 CIENCIA EM DIA-Blog.da Folha-Marcelo Leite
 P E A -Projeto Esperanca Animal
 CATALOGO SUSTENTÁVEL (PRODUTOS E SERVIÇOS)
 HISTORIANET, a nossa historia
 INSTITUTO ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social
 ISA::Instituto Socioambiental
 MERCADO ÉTICO-Portal sobre sustentabilidade
 Catálogo de fraudes na internet
 IDEC-Parceiro do Consumidor
 Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção
 SOS FAUNA -Brasil
 OLHAR ECOLOGICO:(Blog editado por Frei Pilato Pereira)
 ECOLOGIA & ESPIRITUALIDADE
 Portal AprendiZ
 GeoMundo:paixão pela Geografia
 SUIPA-SOCIEDADE UNIÃO INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS.
 PRIMEIRO CARRO-(Como tudo comecou)
 PLANETA TURISMO
 ASSOC. RECICLADORAS DE PAPEL
 EXCELÊNCIAS (Informações sobre parlamentares brasileiros)
 IMAZON-Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.
 UNIVERSIDADE DA ÁGUA
 ADOTE UM FOCINHO- "Cada vez que você compra um filhote, morre um animal na carrocinha ou num abrigo."
 UOL CIÊNCIA E SAÚDE-AMBIENTE
 RENABIO-Rede Nacional de Biomassa Para Energia.
 INSTITUTO AKATU
 PROJETO MUNICIPIO VERDE -SP
 GREENPEACE BLOG
 MINISTÉRIO DO TURISMO-O portal Brasileiro do Turismo
 OUTRA AGRICULTURA-Agricultura de verdade,comida de verdade e meio ambiente por inteiro.
 ACMedia - Associação Portuguesa de Consumidores dos Media
 EcoWorld-The Global Environmental Community...
 CIÊNCIA HOJE-On-Line
 A V A A Z.ORG-O mundo em ação
 ECOLMEIA-Ecologia,Meio Ambiente e Reciclagem
 Dr. Américo Canhoto(Ecologia, palestrante, Médico Homeopatia e os florais de Bach)
 ENSP-Escola Nacional Saúde Pública
 FUNDAÇÃO GAIA
 Ondas3-Blogue de Portugal sobre temas ambientais
 GMWatch
 REPÓRTER BRASIL-Combate ao Trabalho Escravo,Jornalismo Social e Comunicação Comunitária.
 CIMI-Conselho Indigenista Missionário.
 GLOBO AMAZÔNIA-
  Meio Ambiente:Informações sobre preservação ambiental-UOL ciência e saúde.
 A CARTA DA TERRA EM AÇÃO
 MAPA DA INJUSTIÇA AMBIENTAL E SAÚDE NO BRASIL
 Rede Brasileira de JUSTIÇA AMBIENTAL
 Press Centre/GREENPEACE INTERNACIONAL
 QUEIMADAS NOS CANAVIAIS: SCIELO BRASIL-Saúde e Sociedade
 CETESB-Centro Tecnológico de Saneamendo Básico:Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
 MPF- CARNE LEGAL
 UDOP-União dos Produtores de Bioenergia
 GAIA-Justiça ecologica e social
 SIGAM - Sistema Integrado de Gestão Ambiental
 LICENCIAMENTO AMBIENTAL
 AÇUCAR ÉTICO:respeito ao homem e meio ambiente
 ONU-Nações Unidas no Brasil
 ONU VERDE-O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente?
 REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO - SES/SP
 BRASILAGRO-Informações para você ter opinião.
 SOS Rios do Brasil-Educação ambiental e preservação hídrica.
 DICAS PARA BLOG



CONTATO


 






“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Art.225 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988


HISTÓRICO:
Escolha o período para ler as mensagens arquivadas: